Foto: Pixabay

O que é o Raid Atacama

Redação Webventure/ Offroad

Aspecto do Atacama na região do Raid (foto: Gerardo Fontaine)
Aspecto do Atacama na região do Raid (foto: Gerardo Fontaine)

Quando em 1982 dois amigos decidiram organizar um para um passeio em seus carros tracionados pelo Deserto de Atacama, no Chile, ninguém ia imaginar o que estava começando ali. Vinte anos depois o Raid Atacama 2002 volta a passar pelas areias do deserto com a ambição de reunir mais de 500 veículos e cerca de 1500 participantes em torno do acampamento base montado na Baia Inglesa, no litoral chileno, mantendo assim o status de maior raid do mundo.

Ao longo dos 20 anos de existência o Raid Atacama tornou-se não só o mais importante acontecimento do off-road chileno como também um ponto de encontro para os praticantes do esporte na América Latina. Com o mais puro espírito de um raid, que é de reunir apaixonados por 4×4 em torno de aventuras em uma região inóspita como o Deserto de Atacama.

Neste ano de 2002 o Raid Atacama terá seis dias de ação no deserto. Os dias serão divididos em desafios em trilhas selecionadas pelos organizadores do evento, e um dia de competições junto ao acampamento base. Confira o cronograma do Raid Atacama:

  • 29 de janeiro Chegada dos participantes ao acampamento base. Último dia de vistorias técnicas e inscrições
  • 30 de janeiro Primeiro dia de trilha (difícil)
  • 31 de janeiro Competições e demonstrações (Desert Trophy)
  • 01 de fevereiro Segundo dia de trilha (muito difícil)
  • 02 de fevereiro Terceiro dia de trilha (difícil)
  • 03 de fevereiro Encerramento e retorno dos participantes

O Raid Atacama deve ser visto antes de tudo como um encontro de off-road, onde a competição é apenas um aspecto secundário. O espírito principal do Raid Atacama é a confraternização, que ficou marcada pela forma como o evento foi criado quando em 1982 os chilenos Danilo Goic e Hernán Martinez decidiram encontrar um caminho que ligasse as cidades costeiras de Huasco e Caldeira através do deserto e das dunas do litoral chileno.

A aventura de Danilo e Hernán deu certo e no ano seguinte 50 veículos 4×4, com amigos e familiares voltaram a realizar o mesmo trajeto formando o que ficou conhecido como o Raid Costeiro. Durante nove anos o raid foi isto, um grupo de amigos atravessando as difíceis dunas e regiões rochosas do Deserto de Atacama na costa da IV Região do Chile, próximo à cidade de Copiapó.

Em 1992, quando se festejou 10 anos do encontro, decidiu-se por juntar as trilhas de costa outras trilhas pela pré-cordilheira da região, atravessando salares e trechos de altitude no Deserto de Atacama. Nesta época o Raid Atacama durava apenas três dias, não tinha competições, mas já reunia cerca de 250 pilotos. O crescimento do Raid levou a uma profissionalização na organização do evento. Em 1992, também pela primeira vez, se monta um acampamento base do Raid em pleno deserto, abandonando de vez o tradicional trajeto entre Huasco e Caldeira.

Em 1997 se forma a ARA (Associación de Raidistas de Atacama) responsável pela organização do Raid e outros eventos off-road no deserto. Neste ano a meta era alcançar o maior número de veículos off-road na história de um raid. Com a quantidade de 613 veículos o Raid Atacama entrou para o livro Guiness de Recordes como o maior do mundo no seu tipo. O Raid Atacama vem mantendo o recorde e o título ao longo dos anos. Para 2002 o objetivo dos organizadores é novamente bater o recorde de participantes.

É claro que não chega aos pés do Paris-Dakar, mas o Deserto de Atacama não podia deixar de ter um evento anual de off-road a sua altura. O Raid Atacama é realizado na chamada IV Região chilena onde começa o Deserto de Atacama, conhecido como o mais alto deserto do mundo por ter boa parte de seu território acima dos 2500 metros de altitude.

O Raid parte de Copiapó, cidade localizada na região central chilena. A cidade é por muitos indicada como a porta do deserto. O último rio de expressão que baixa da cordilheira por muitos e muitos quilômetros em direção ao norte do Chile é o Rio Copiapó que banha a cidade.

A região que vai de Copiapó até o extremo norte do Chile é conhecida como a com mais baixos índices de chuva no mundo. Não é a toa que a região foi escolhida a instalação do Observatório Internacional de La Silla, administrado pela Comunidade Econômica Européia. Como não chove quase nunca, mau tempo não é problema para a as pesquisas astronômicas.

É comum ouvir de quem vai ao Atacama a expressão de que no Deserto se tem a impressão de estar em outro planeta. O solo rochoso, seco e poeirento que se prolonga até onde a vista pode alcançar sem nenhuma vegetação lembra cenas de ficção científica. Como que a confirmar a idéia, a NASA escolheu o Deserto de Atacama como campo de testes para o robô Pathfinder, antes de envia-lo para a missão exploratória em Marte.

Neste ano o Raid Atacama estará centrado em uma região próxima à costa, junto à cidade de Caldera. As trilhas e etapas de competição devem ser realizadas em áreas da cordilheira próximas à costa, sobretudo nas gigantescas dunas que se formam no deserto entre Caldera e Copiapó. Boa parte das tilhas do Raid devem se dividir entre as dunas e as planícies rochosas que ligam a pré-cordilheira ao altiplano da região de Copiapó, onde se encontram montanhas como o vulcão Ojos del Salado (6.893m), segundo ponto mais alto das Américas.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: janeiro 21, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure