Foto: Pixabay

Homens ainda são a maioria nas corridas de rua

Redação Webventure/ Parceiros

Tendas da organização e dos patrocinadores para atendimento aos atletas (foto: Renato Cukier)
Tendas da organização e dos patrocinadores para atendimento aos atletas (foto: Renato Cukier)

A comemoração do aniversário da cidade de São Paulo começou cedo. Duas horas antes da largada, ou seja, às 6h30 da manhã, os atletas já estavam chegando ao Parque do Ibirapuera para fazerem o aquecimento e pegarem o chip, dispositivo que é colocado no tênis de cada participante e marca a passagem do atleta pelo percurso e na chegada.

A estrutura da prova estava montada dentro do Parque. Tendas de patrocinadores, da organização, da retirada dos chips, palcos para a premiação e para um show musical, linha de chegada e muitos banheiros.

Os patrocinadores também ofereceram produtos e serviço no final da prova. Minutos antes da largada, Claudinei Quirino, um dos destaques do atletismo brasileiro, deu uma aula de aquecimento para os atletas que estavam se posicionando.

Água, isotônico e barras energéticas foram distribuídos para todos no fim do percurso. Além das barras energéticas, a PowerBar também montou uma tenda de massagens para ajudar na recuperação dos atletas. “A massagem é muito procurada, inclusive pelos atletas de elite”, informou Sônia da Silva, uma das massagistas.

O V Troféu Cidade de São Paulo contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas. Com uma hora de prova, 3.500 homens e apenas 280 mulheres tinham passado pela linha de chegada.

Embora em menor número, as mulheres que participam das provas mostram que têm as mesmas condições de competir. A campeã deste ano chegou apenas quatro minutos atrás do primeiro colocado.

A paraibana de Campina Grande, Edinalva Laureano da Silva, de 25 anos, começou no esporte por meio de uma brincadeira. “Participei de uma gincana em 1997 e em 98 decidi entrar para o atletismo com o apoio dos amigos”, conta.

Conseguir patrocínio não foi fácil. Somente agora, depois de quatro anos treinando, ela conseguiu apoio da Mexe Campina, um projeto que existe em sua cidade.

Esta já é a segunda vitória da atleta em 2002. Edinalva também foi campeã na Corrida de Reis, em Brasília e veio a São Paulo especialmente para participar do V Troféu Cidade de São Paulo e aqui também conquistou o primeiro lugar, além de ter terminado a prova com tempo menor do que a campeã do ano passado, Maria Zeferina Baldaia, que completou o IV Troféu com 34 minutos e 13 segundos.

Este texto foi escrito por: Fabia Renata

Last modified: janeiro 25, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure