Foto: Pixabay

Patrocinador é essencial para a carreira dos atletas

Redação Webventure/ Parceiros

Valdenor Pereira dos Santos termina a prova em menos de meia hora (foto: Renato Cukier)
Valdenor Pereira dos Santos termina a prova em menos de meia hora (foto: Renato Cukier)

“Meu objetivo é a maratona do Japão, no dia três de março. A prova de hoje foi feita como um treinamento muito forte, porque a gente nunca entra em uma prova só para participar, é para competir. Eu tinha grandes adversários e, o mais importante, é que o Cruzeiro fez uma ótima participação”, disse Valdenor Pereira dos Santos, campeão da prova.

Valdenor, 32 anos, está no esporte há 16. Embora seja atleta do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte (MG), ele é de Brasília, cidade de Taguatinga, onde realiza seu treinamento.

Segundo Alexandre Minardi, técnico da equipe, ele faz uma planilha e Valdenor treina seguindo as suas indicações. Para o treinador, o atleta precisa seguir à risca o treinamento, é necessária muita disciplina para alcançar resultados, além de ter apoio financeiro e estrutural do patrocinador.

Este ano, Minardi contratou mais um técnico, Roberto Cavalheiro, para auxiliá-lo nos treinamentos. A equipe do Cruzeiro tem 11 atletas profissionais.

O campeão do V Troféu Cidade de São Paulo fez a prova em 29 minutos e 41 segundos, 9 segundos a menos do que José Teles Souza, campeão da prova no ano passado.

Desta vez, José Teles, 30 anos, foi o quinto colocado e lamentou não ter conseguido ser bi-campeão. Seu objetivo para 2002 é a Maratona de São Paulo, mas pretende participar de outras provas grandes que acontecem pelo Brasil.

Há dez anos no atletismo, mas só há cinco como atleta profissional, José Teles começou a correr incentivado pelo irmão, que também pratica o esporte, e até 1997 conciliava o trabalho com uma empilhadeira e os treinos.

Ainda estava trabalhando quando conseguiu alcançar o terceiro lugar no ranking nacional, foi aí que decidiu ser atleta profissional e hoje se mantém com o patrocínio (Mizuno/PowerBar) e com os prêmios. Edelson Moreira, seu treinador, está com ele desde o início da carreira.

O V Troféu Cidade de São Paulo teve o patrocínio da PowerBar, que investiu R$ 70 mil na prova, além de distribuir nove mil barras energéticas; da Marathon; do McDonald’s e do Banco do Brasil.

Este texto foi escrito por: Fabia Renata

Last modified: janeiro 25, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure