Foto: Pixabay

Raid Atacama enfrenta o Mar das Dunas Altas.

Redação Webventure/ Offroad

Carros prontos para a largada (foto: Gustavo Mansur)
Carros prontos para a largada (foto: Gustavo Mansur)

Alguém consegue imaginar uma cadeia de montanhas formadas por dunas com mais de 1.000 metros de altitude? É difícil imaginar mas foi este cenário o ponto alto da trilha desta sexta-feira no Raid Atacama 2002. Montanhas de dunas de areia fina no lugar chamado Mar de Dunas Altas, na região da pré-cordilheira de Copiapó.

O comboio do Raid Atacama partiu cedo do acampamento-base na Baia Inglesa, na cidade de Caldeira, para enfrentar o dia de trilhas mais difíceis do Raid. Os carros liderados por Danilo Goic, diretor de trilhas do Raid Atacama, entraram na trilha por um início de estradas cheias de pedras para depois enfrentar as duas primeiras dunas, com aproximadamente 80 metros de altura.

Na segunda duna, a dificuldade era tanta que praticamente metade do comboio teve que ser guiado por uma rota alternativa descendo do Mar de Dunas em direção a uma rodovia lateral. Apenas carros com potência maior conseguiram vencer a sequência de subidas na areia.

Alguns quilômetros adiante o comboio voltou a se reunir em um ponto definido pelos organizadores para a realização de uma competição de subidas em dunas. Em duplas os carros tentavam vencer uma subida de 150 metros em uma ingreme duna.

1000 metros de areia no Atacama – Finalizada a competição de subidas, o comboio seguiu para o ponto máximo do Mar de Dunas Altas. Avançando lentamente por passagens mais fáceis no Mar de Dunas, todos os participantes conseguiram chegar ao mirante no ponto mais alto do Mar de Dunas. Altitude de 1.145 metros com areia fina como se todos estivessem a beira mar.

Do outro lado do Vale de Copiapó o horizonte é tomado pelas primerias montanhas da Cordilheira dos Andes, alguns vulcões com mais de 3000 metros de altitude.

Foram mais de 150 quilômetros nas trilhas o que fez com que muitos participantes ficassem sem combustível em plena trilha. Dois carros da organização tiveram que realizar todo o percurso no sentido inverso resgatando com gasolina alguns participantes no alto das montanhas de dunas. Até as 23 horas da noites de sexta-feira apenas metade dos participantes havia retornado ao acampamento-base.

Amanhã, último dia de trilha do Raid Atacama, os participantes fazem um trilha menor saindo da estrada que liga Copiapó a Caldeira em terrenos mistos de dunnas e pedras.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: fevereiro 2, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure