Vestir roupas de neoprene requer cuidados (foto: Luciana de Oliveira/ www.webventure.com.br)
Existe no mercado inúmeros acessórios para mergulhadores desde iniciantes até profissionais e a escolha acaba sendo complicada pela quantidade. Dependendo do equipamento do praticante, é necessário utilizar um suplemento que dê conforto e melhor desempenho.
A roupa de mergulho não se resume apenas no macacão, que possui certas configurações e peculiaridades que resguardam o mergulhador. As funções de meias, botas, sapatilhas e capuz são as mesmas: proteger do frio e de choques mecânicos. As diferenças entre cada um desses acessórios podem auxiliar o mergulhador.
A sapatilha é um item específico para aqueles que realizam esportes aquáticos, ou mesmo para utilizar antes ou depois do mergulho, para caminhar na embarcação ou em rochas sem correr o risco de escorregar. Elas têm um formato de um tênis, fechado no calcanhar, ou possuir tiras para regulagem sobre o peito do pé e calcanhar. Feita em neoprene, a sapatilha possui um solado vulcanizado em borracha, com sulcos mais profundos que uma sola feita em borracha normal. Isso evita derrapagens dos mergulhadores.
Para mergulhar – Com um formato mais anatômico, as botas para mergulho são feitas de neoprene com espessura variada e solado de borracha, com reforços nos calcanhares e no peito do pé; possuem zíper para facilitar a colocação. Mais maleáveis que as sapatilhas, as botas também são aptas para caminhar. No mergulho, ela garante uma maior proteção dos pés ao ser utilizada junto com uma nadadeira aberta (com regulagem).
Para utilizar com as nadadeiras fechadas, as meias servem para dar suporte e aquecimento aos pés do mergulhador. Assim como as meias que usamos no dia a dia, não possui zíperes ou reforços e se ajustam de acordo com o pé do mergulhador. Elas podem ser usadas com bota e/ou sapatilha. A meia também tem uma função de proteção: as nadadeira sem regulagem podem causar bolhas e o acessório evita esse tipo de machucado.
Qualquer calçado para mergulho precisa ser cuidado como um sapato normal. As condições do mergulho determinam o tipo de calçado, começando pelo modo que fará a entrada em um mar ou lago. Meias, botas ou sapatilhas devem ser calçados com os pés limpos, para que nenhuma partícula, seja de areia ou terra incomode o mergulhador. Assim deve ser após o mergulho também, limpe bem os pés para calçá-los novamente.
O neoprene é um material que requer cuidados especiais, tanto para vesti-lo quanto mantê-lo em perfeito estado. Para calçar meias e botas, é importante não esticar demais para evitar que haja deformações futuras; após o mergulho, não deixe nada exposto ao sol e nem sem lavar com água doce para manter a vida útil dos calçados.
Ao guardar, prefira um local arejado e que nada fique por cima do equipamento. Ao ser dobrado, o neoprene pode criar rachaduras que, com o tempo, podem fazer rasgos.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: março 12, 2009