O laçamento oficial da ABEA aconteceu na sexta-feira dia 12 de abril (foto: Luciana de Oliveira – Webventure)
O lançamento oficial da ABEA (Associação Brasileira de Esportes de Aventura) ocorreu na última sexta-feira (12/04), no Clube Pinheiros, em São Paulo.
A entidade, sem fins lucrativos, pretende reunir os diversos segmentos de cada esporte de aventura, debatendo as idéias e objetivos de cada um. Nossa preocupação é normatizar algumas coisas já em andamento e montarmos grupos de estudo, como, por exemplo, o de médicos voltados à medicina esportiva de esportes de aventura, afirma Paulo Carotini, presidente da ABEA.
A nível geral, a ABEA é uma associação que vai se preocupar em angariar as opiniões e conceitos junto as pessoas especialistas em cada esporte, conclui. Carotini foi atleta da equipe brasileira de pólo aquático, ex-dirigente do Clube Pinheiros e diretor da Confederação Brasileira de Natação.
Contato – A princípio, os interessados em contactar a ABEA devem se dirigir à sede, que fica na rua Arizona, 160, no Brooklin, em São Paulo, ou ligar para (11) 5041 3753 / 5561 1430. O site da associação deve ser lançado em breve, segundo Carotini.
A ABEA tem parceria com o Ministério dos Esportes e Turismo, com a EMBRATUR, com a Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer (SP), com a Secretaria Estadual de Tecnologia e Turismo(SP), com a Associação dos clubes da Capital (SP), com o SINDCLUBES (que abrange 2.400 clubes no estado de São Paulo) e com a Confederação Brasileira de Clubes. A ABEA surgiu da união dos representantes destes órgãos.
A associação foi formada para somar, converger opiniões e conversar com o resto do mundo a nível de associação para associação. Muitas pessoas batalharam por isso, mas existiam barreiras que estão sendo quebradas. Nossa intenção é colocar a Associação Brasileira de Esportes de Aventura dentro do Comitê Olímpico Brasileiro, declara Paulo Carotini.
Este texto foi escrito por: Samir Souza
Last modified: abril 15, 2002