Neste sábado (13/04), dia Internacional da Montanha Limpa, oito associados do Clube Alpino Paulista percorreram trilhas e a parte superior do Parque Estadual do Jaraguá, em São Paulo, em um trabalho de faxina.
O chamado partiu dos organizadores do Ano Internacional da Montanha Limpa, em particular da FAO, Fundo para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas. Em São Paulo, o evento foi organizado pela Federação de Montanhismo de São Paulo (Femesp), com a previsão de limpeza em vários pontos do estado, inclusive o complexo da Pedra do Baú, em Campos do Jordão.
No Parque Estadual do Jaraguá, os alpinistas do CAP trabalharam das 9h às 15 h e ficaram surpresos pela melhor qualidade geral de limpeza e conservação em relação ao ano passado, quando, em 21 de setembro, foi realizada atividade semelhante. Os materiais recolhidos chamaram a atenção, pois cerca de 80% do lixo é constituído de embalagens. Latas e recipientes de refrigerantes, cervejas e de águas minerais, embalagens de biscoitos, chocolates, salgados e doces.
Curiosidades – Outros tipos de lixo foram encontrados, como uma calça jeans bem conservada, tênis, material de macumba e muitos reservativos. Partindo da análise do lixo recolhido, os participantes da operação examinam a possibilidade de se dirigir à indústria de embalagens, por intermédio de suas associações, para solicitar uma campanha de preservação em seus próprios materiais e recursos para campanhas em parques.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 15, 2002