Foto: Pixabay

Travessia dá continuidade a disputa nas canoas

Redação Webventure/ Canoagem

Travessia será o próximo desafio para as três melhores equipes. (foto: Arquivo Roberta Borsari)
Travessia será o próximo desafio para as três melhores equipes. (foto: Arquivo Roberta Borsari)

A categoria masculina promete uma disputa acirrada na etapa de abertura das provas longas do Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas, neste domingo (28/04). As três melhores equipes classificadas na disputa curta, no fim de semana passado, estarão remando na travessia na Baía de Santos.

O percurso terá cerca de 15 km, começando às 9h, em São Vicente, junto à Ilha Porchat. De lá, os atletas remarão até a Ponta da Praia, em Santos, junto à Fortaleza da Barra, voltando até o ponto de partida, na praia do Itararé.

Estarão na disputa as equipes do Paulistano (atual campeã nacional e vencedora da etapa curta), de São Paulo, a Smera/EAS Outrigger Team e a Rixka/Tapeçaria Marechal, ambas de Santos. “Na prova, além da força e resistência dos remadores, vai valer muito a estratégia escolhida pelo leme. Quem souber aproveitar bem as marés e o vento, não se prejudicar com as ondas e não pegar correntes contra vai ter vantagem”, avalia o experiente Fábio Paiva, capitão do Paulistano.

Disputa equilibrada – O desempenho do time da capital nesta prova ainda é uma incógnita, porque os treinos foram feitos na Raia Olímpica, onde não há correnteza e, muito menos onda. A vantagem é que Fábio Paiva, único santista na equipe, conhece, como ninguém, o local da prova e deve orientar bem o leme. Já a equipe Smera/EAS é composta por remadores de caiaque oceânico, acostumados a enfrentar adversidades no mar. Juntos os seis competidores têm 20 títulos brasileiros, uma experiência considerável.

Já a equipe Rixka treinou durante cinco meses percursos mais longos no mar e é composta por surfistas, que conhecem bem os perigos das ondas. “Esperamos contar com esta ajuda. Treinamos em condições duras de mar e agora poderemos usufruir destes treinos”, afirma Felipe Neumann, da equipe Rixka. Na etapa de abertura, Paulistano e a Smera fizeram um duelo forte pela vitória.

Além da masculina, a travessia terá a disputa da categoria mista, onde é obrigatório a participação de três homens e três mulheres. A equipe New Cad-Água Marinha foi a vencedora da prova curta mostrando muita sincronia. Também estarão na briga a PBL-Rockset e a Vit Shop Canoe Team.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 25, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure