Direcione a energia para pensamentos positivos. (foto: Wladimir Togumi / Adventure Camp)
Sérgio Zolino inaugura sua coluna no Webventure Todo mês, uma nova história deste atleta. Confira a primeira.
Certa vez li em um livro um dito que sempre me recordo durante uma prova: corrida de aventura é estar confortável em situações que não são nem um pouco confortáveis. Ou seja, se você quer treinar para ficar bom, comece pela sua cabeça.
Não ache qualquer coisa chata ou desconfortável, brinque de enganar seu cérebro, recite frases tipo “adoro frio!”, quando estiver quase congelando; ou “me dou muito bem com o calor!”, mesmo quando estiver no deserto desidratando.
Nosso cérebro é mais burro do que se pensa, nós podemos engana-lo, o subconsciente pode ser manipulado. No fim das contas, isto tudo leva a um pensamento só: “mantenha o bom humor que isto só vai te ajudar!!!”.
Em grupo – Não existe nada mais desgastante que estar em conflito com membros de sua própria equipe. Certa vez estava competindo com um time. Em determinado momento surgiu um conflito e queriam parar para brigar! Meu pensamento foi: “não quero brigar, muito menos parar para brigar. Vamos caminhando. Se vocês quiserem, continuem brigando! Isto é uma corrida e não novela para ficar sentados discutindo”. Resumindo, o objetivo tem de ser o mesmo para a equipe inteira.
O universo é movido a energia! O rei Sol, senhor do universo, faz mover tudo através da energia. Nós também somos movidos a energia, devemos usa-lá para nos manter em movimento. Quando quebramos esta energia, as coisas começam a dar errado.
O sincronismo do universo deve ser acoplado em nossas ações. Tudo que você move em prol de tal ação, será recompensado ou causará efeito no final. O que quero dizer é que cada um tem o que merece. Se você realmente colocar energia em tal pensamento, sendo ele bom ou ruim, aquilo vai acontecer.
Quando estiver em treinamento, visualize-se em uma competição, imagine que aquilo vai acontecer com a mesma seqüência quando for a hora. Crie uma metodologia para evitar o que lhe impede de ser mais veloz.
Nesta coluna, sempre darei dicas sobre como se manter sempre em forma, já que além de participar de corridas de aventura, sou personal trainer e organizo o Adventure Camp, uma escola para quem quer começar a correr. Aqui vão as primeiras:
Fórmula pessoal
Dividir o ano em ciclos. Estes podem ser semestrais, trimestrais ou bimestrais, de acordo com o objetivo de cada um. Supondo que um ciclo tenha 3 meses (13 semanas):
Caso seu ciclo seja maior ou menor, faça tudo percentualmente. Só leve em consideração que treinar para um evento por mais de 6 meses às vezes pode ser muito cansativo mentalmente.
Fadiga
Com os meus atletas tento manter uma comunicação constante, para saber o nível de cansaço de cada um, assim posso trabalhar com uma intensidade sempre apropriada a cada pessoa.
Cada organismo responde de uma maneira, nunca tente copiar exatamente o treino do vizinho, pois às vezes pode não funcionar. Uma coisa é certa: confie no seu treinamento e acredite que você vai chegar à competição o mais em forma possível, física e mentalmente.
E boa sorte!!!
Este texto foi escrito por: Sérgio Zolino
Last modified: maio 2, 2002