O Itajaí-Açu possui um grande volume de água (foto: Juneca)
O Campeonato Brasileiro de rafting 2002 acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O local não poderia ser melhor, o rio Itajaí Açú, em Santa Catarina. O local tem grande volume de água, o que evitará pequenos imprevistos, como o encalhe (que pode valer uma prova ou até mesmo um campeonato, favorecendo assim todas as equipes).
As equipes não poderão vacilar em algumas linhas do rio, pois há refluxos fortes em alguns trechos. A prova de descida (descenso), deverá ser bem puxada e desgastante, pois serão quase 12 km de rio fato que ajuda a preparar a equipe, já que no Mundial estas provas normalmente duram, em média, uma hora em alta freqüência de remada.
O campeonato deste ano terá algumas novidades como o novo diretor de rafting, o Pivoto, que já participou como atleta em quase todas as competições. Outra novidade é a nova reformulação da Canoar Máster, que está de patrocínio novo do Clube Athlético Paulistano. Outro fato é que a equipe terá a presença de algumas personalidades importantes na história do time, mas elas só serão divulgadas no dia do evento.
Cariocas – A equipe Rinx, do Rio de Janeiro, também deve apresentar uma nova configuração de atletas, entre eles o Tatu (ex remador/atleta da Canoar Máster), que hoje mora no Rio e deve participar em algumas provas do campeonato com a Rinx.
Já a Ativa, que compete em casa, deve sentir este ano a pressão das equipes concorrentes que com certeza treinaram muito para conquistar o título. A grande briga neste campeonato deve acontecer na categoria masculina, que tem algumas equipes em ótimas condições de faturar esta prova, são elas: Ativa, Paulistano/Canoar Máster, Rinx, Canoar Competition, e Central Sul. Entre todas elas, três já possuem o titulo de brasileiro ( Máster, Ativa, Central Sul).
Este campeonato deverá, como de costume, ser a seletiva para o Mundial de Rafting 2002, que neste ano está de endereço novo. A equipe vencedora irá para Tasmânia/Austrália, em um rio para rafteiro nenhum passar vontade de remar!
Evolução – Estou a cada ano mais impressionado com a evolução do rafting competitivo. Vamos ver se em 2002 o Brasil dará tanto trabalho para as equipes internacionais como no ano passado, quando conquistou o terceiro lugar no tiro de velocidade e quarto no paralelo sprint, com a equipe brasileira Canoar Máster.
Com certeza, o Brasil está se mostrando cada vez mais no cenário Mundial, e nós só temos a ganhar com issso.
Este texto foi escrito por: João Carlos Ramalho “Juneca”
Last modified: maio 23, 2002