Foto: Pixabay

Beleza e pobreza se misturam no Bike Race Across

Redação Webventure/ Biking

Fabricação artesanal de vassouras (foto: Samir Souza / Webventure)
Fabricação artesanal de vassouras (foto: Samir Souza / Webventure)

Direto de Pedro II (PI) – As belas regiões e paisagens apresentadas até agora no Bike Race Across contrastam com a pobreza e as condições precárias de vida dos habitantes dos povoados que fazem parte do percurso.

A grande maioria dos moradores desses povoados não tem acesso à eletricidade, água encanada, esgoto e nunca viu os modelos das bikes que correm o B.R.A. “Eu acho isso uma “belezura”, só vi bicicletas como essas no ano passado, quando passaram seis por aqui”, comenta Antônio Chaves, morador do Povoado Carangueijo, no pé da Serra do Gritador (PI).

Quase todas as pessoas dessas áreas vivem do plantio e da produção de farinha de mandioca ou da produção de vassouras artesanais. Cada unidade deste tipo de vassoura é vendida por oito centavos de Real para os comerciantes.

Isolamento – Também são poucas as pessoas dos povoados que conhecem outros locais. “Tenho 60 anos e a única vez que saí daqui foi para ficar 20 dias em Piripiri”, completa Antonio Chaves. Seu Antonio mora com a mulher e mais três filhos, vivendo da roça de feijão e milho.

Este texto foi escrito por: Samir Souza

Last modified: julho 6, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure