Foto: Pixabay

Sertoes 2002: Klever tentará o tri com carro nacional

Redação Webventure/ Offroad

L200 Evolution que será usada por Klever e Lourival no Sertões (foto: Ricardo Ribeiro)
L200 Evolution que será usada por Klever e Lourival no Sertões (foto: Ricardo Ribeiro)

A dupla da equipe Petrobras Lubrax, Klever Kolberg e Lourival Roldan, vai tentar o tricampeonato do Rally dos Sertões em 2002 com uma picape Mitsubishi L200 Evolution diesel totalmente fabricada no Brasil.

O carro foi construído na fábrica da MMCB em Catalão, no estado de Goiás. Kolberg foi campeão do Sertões em 97 e 98, mas pilotando um Mitsubishi Pajero fabricado no Japão e preparado no Brasil. Além de ser a primeira vez que corre com um carro nacional, o piloto também fará a estréia no Sertões com veículo motor diesel.

O carro da equipe Petrobras Lubrax está sendo preparado pela Mitsubishi Racing, equipe oficial da fábrica da marca aqui no país, que também será responsável pelo apoio mecânico durante a prova. “Pilotar uma Mitsubishi L200 Evolution nacional é oportunidade única. Eu e o Lourival estamos tendo um intercâmbio muito rico com todo o time e em especial com o Wilson Fittipaldi, diretor de competição da equipe. Com certeza estamos aprendendo muito”, conta Klever.

Lourival também está entusiasmado. “Correr com este carro no Brasil me
ajudará a conhecer melhor o equipamento que utilizaremos no Paris-Dakar 2003, já que o motor da L200 Evolution é um diesel 3.2 igual ao do Mitsubishi Pajero Full que usaremos na África”, disse Lourival.

Mais objetivos – Além do tri no Rally dos Sertões, a dupla Kolberg/Roldan está em busca do bi na Copa Baja e o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e no Rally Paris-Dakar na categoria Super Production Diesel. “Já temos três vice-campeonatos na categoria carros no Dakar e tenho certeza que este trabalho no Brasil nos ajudará a melhorar muito”, disse Klever.

A equipe Petrobras Lubrax é o único time que competirá nas três categorias do Rally dos Sertões, a maior competição off road da América Latina. Além da L200 Evolution na categoria Carros, a equipe contará ainda com um caminhão Mercedes-Benz 2428, pilotado por André Azevedo e Robson Pereira, e uma moto KTM 520 EXC, de Jean Azevedo.

A Petrobras Lubrax também é a equipe mais premiada da competição, nas três categorias. Nesta edição André Azevedo tentará o tetra. Ele já venceu duas vezes de carro como navegador de Kolberg e uma vez entre os caminhões. Kolberg correrá em busca do tri nos carros, mesmo resultado que será tentado por Jean Azevedo nas motos.

Conheça melhor os pilotos

Klever Kolberg, 40 – Tentará o tricampeonato na categoria Carros do Rally dos Sertões 2002 correndo com uma picape Mitsubishi L200 Evolution. No Dakar 2002, pilotando um Mitsubishi Pajero Full Diesel ao lado do navegador francês Pascal Larroque, conquistou o oitavo lugar na classificação geral entre os carros e segundo nos carros diesel, acumulando o melhor resultado do Brasil na história da competição nas categorias carros e motos, já que em 1993, além de vencer nas Motos Maratona, foi o quinto colocado na geral em duas rodas.

1987 – Campeão do Enduro das Montanhas
1993 – Campeão do Rally Paris-Dakar – Cat. Motos Maratona e 5º na Geral das Motos
1994 – 4ª colocação no Rally Paris-Dakar-Paris – Cat. Maratona Monocilindro
1995 – Vice-campeão do Rally Paris-Moscou-Pequim 1995 – Cat. Motos Maratona
1996 – 3ª colocação do Rally Granada-Dakar – Cat. Motos Maratona
1997 – Campeão do Rally dos Sertões – Cat. Carros
1998 – 5ª colocação do Rally Paris-Dakar – Cat. Carros Maratona
1998 – Bicampeão do Rally dos Sertões – Cat. Carros
1999 – Vice-campeão do Rally Granada-Dakar – Cat. Carros Maratona
2000 – Vice-campeão Rally Paris-Dakar-Cairo – Cat. Carros Maratona
2001 – Campeão Baja Fortaleza
2001 – 6º lugar no Rally dos Sertões – Cat. Carros
2001 – Campeão Copa Baja – Carros TT2
2001 – Bicampeão do Rally dos Amigos
2001 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country (Cat. TT2)
2002 – Vice-campeão do Rally Paris-Dakar – Cat. Carros Super Production Diesel e 8ª colocação na Geral dos Carros

Lourival Roldan, 43 – Desde 1995 atua na organização do Mitsubishi Motorsport, o maior rali de regularidade do país. Ele correrá ao lado de Kolberg no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, no Rally dos Sertões e, em 2003, fará a estréia no Rally Paris-Dakar. O navegador terá a missão de acompanhar o esenvolvimento do motor da Mitsubishi L200 Evolution Diesel.

1988 – Campeão Paulista de rali de regularidade (como piloto)
1990 – Campeão Carioca de rali de velocidade (navegador)
1991 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1992 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1993 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1994 Campeão Carioca e Paulista de rali de regularidade (navegador)
1996 – Campeão Brasileiro de rali de velocidade (navegador)
2000 – Campeão Rally dos Amigos
2001 – 6º colocação no Rally dos Sertões como navegador de Klever Kolberg
2001 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country (Cat. TT2)
2001 – Campeão da Copa Baja – Carros TT2
2001 – Bicampeão do Rally dos Amigos

Ficha Técnica

Mitsubishi L200 Evolution DIESEL

Marca: Mitsubishi
Modelo: L 200 Evolution
Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
Cilindrada: 3.200 cc
Tração: 4 x 4 integral
Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
Freios: Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois
cilindros – Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
Suspensão Independente nas quatro rodas. Dois amortecedores por roda
Rodas: 16 x 7 polegadas
Pneus: Pirelli Scorpion AT
Dimensões – Comprimento: 4.600 mm – Largura: 1.840 mm – Entre-eixos: 2.965 mm
Peso – 1.750 kg

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 15, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure