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Dia a dia, um resumo do Sertões 2002

Redação Webventure/ Offroad

24/07 - Pista muito molhada invalidou prólogo para Carros. (foto: André Chaco / www.webventure.com.br)
24/07 – Pista muito molhada invalidou prólogo para Carros. (foto: André Chaco / www.webventure.com.br)

O décimo Rally dos Sertões devia entrar para a história. E marcou com recorde de competidores (214 veículos inscritos entre carros, motos, quadriciclos e caminhões), um percurso que aos poucos se tornou bastante árduo e a briga pelos títulos das categorias só definida no último dia. Na cobertura on line e oficial, com mais de 60 reportagens, você acompanhou cada detalhe e as melhores imagens. Relembre agora os principais momentos do Rally neste resumo diário.

Prólogo: Goiânia (GO)
24/07/2002

Circuito fechado


Diferente dos últimos anos, o prólogo (tomada de tempo que define a ordem de largada) e a largada promocional foram realizados no mesmo local de partida para a primeira etapa do Rally. Num circuito ao lado do shopping Flamboyant, em Goiânia, os Carros encontraram a pista bastante molhada e cheia de lama. As principais equipes, que entraram primeiro no circuito, reclamaram da situação e foram atendidas: um novo prólogo foi marcado para os Carros no dia seguinte. Nas Motos, o melhor tempo foi o do português Paulo Marques. Nos caminhões, de Alfredo Yahn.

Etapa 1 – Goiânia-Pirenópolis (GO)
25/07/2002

Especial: 88 km ; Total do dia: 228 km.

Depois do cancelamento do prólogo do dia anterior, os Carros tiveram uma nova tomada de tempo, com 6,2 km, no início da especial. Os mais rápidos foram Klever Kolberg/Lourival Roldan. Na especial, melhor para os irmãos Renê e Marcos Melo. Nas Motos, Jean Azevedo obteve a primeira vitória. Luciano Cunha/João Batista foram os melhores nos Caminhões.

Etapa 2 – Pirenópolis-Caldas Novas (GO)
26/07/2002

Especiais: 88 km; 70 km; Total do dia: 456 km.

Repetindo o mesmo trecho do dia anterior – só que em sentido contrário – Riamburgo Ximenes/Marcos Almeida venceram a primeira especial nos Carros; Cunha repetiu a dose nos Cmainhões. Nas Motos, mais um dia de Jean Azevedo “voando”. Por causa da queda de uma ponte, somente as Motos puderam percorrer a segunda especial. Começaram os acidentes: um deles danificou o Troller dos irmãos Melo (Carros). Outro deixou fratura grave na bacia de Henry Abreu (Motos).

Etapa 3 – Caldas Novas (GO) – Diamantina (MG)
27/08/2002

Especiais: 55 km; 76 km; Total do dia: 740 km.

Todos madrugaram para a etapa mais longa do Sertões 2002, encontrando o frio em Diamantina. A primeira especial foi cancelada para Motos, por causa da presença de caminhões no trajeto. Vitórias de Ulysses Bertholdo/Alberto Zoffman (Carros) e Ricardo Domingues/Maurício (Caminhões). Devido ao atraso, apenas as Motos fizeram o segundo trecho e o mais rápido foi novamente Jean Azevedo.

Etapa 4 – Diamantina (MG)-Janaúba (MG) 28/07/2002
Especiais: 300 km; Total do dia: 434 km.

Desta vez foi a especial mais longa do Rally e cheia de emoções. Nas motos, Jean venceu outra; Tiago Fantozzi deu adeus ao sonho do bicampeonato depois de um tombo que lhe causou problemas na moto e o fez perder tempo. Ele ainda parou para ajudar Andrés Marcondes, acidentado. Nos Carros, os regulares Édio Füchter/Milton Pereira venceram o dia. Com quebra na barra de direção, o então vice-líder Beto Macedo deixa o Sertões e Amable Martinez capota. Alfredo Yahn/João Herrman foram os melhores nos Caminhões.

Etapa 5 – Janaúba (MG)-Bom Jesus da Lapa (BA)
29/07/2002

Especiais: 134 km (reduzida em 30km); Total do dia: 441 km.

O Rally chega à Bahia. Os líderes se consagram: Jean Azevedo (Motos) e Füchter/Miltinho (Carros) são os mais rápidos no dia. Um incêndio destrói o carro da dupla Bertholdo/ Zoffman. Nos Caminhões, a primeira vitória de André Azevedo/Róbson Oliveira.

Etapa 6 – Bom Jesus da Lapa (BA)- Xique-Xique (Cidade-X, BA)
30/07/2002

Especiais: 123 km; Total do dia: 193 km.

Os veículos rumaram para a misteriosa “Cidade-X”, revelada um dia antes como Xique-Xique (BA). Lá iniciava-se a Etapa Maratona, em que ao fim do dia não se poderia contar com a ajuda das equipes de apoio. Correndo atrás do prejuízo, Fantozzi venceu nas Motos e Kolberg/Roldan, nos Carros. Nos quadriciclos, um grave acidente tirou Robert Nahas da prova.

Etapa 7 – Xique-Xique (BA)-Floriano (PI)
31/07/2002

Especiais: 46 km, 210 km; Total do dia: 350 km.

O dia do inferno! A primeira especial foi só um aquecimento. A segunda, batizada de “Especial 10 Anos” teve 130 km de puro areião. Muitos veículos só sairiam dali no dia seguinte. Os mais experientes não tiveram problema. Vitória de Kolberg/Roldan (Carros) e de Fantozzi (Motos), mesmo tendo o pé machucado no trecho. Azevedo/Oliveira venceram nos Caminhões.

Etapa 8 – Floriano (PI)-Crateús (CE)
01/08/2002

Especiais: 230 km (reduzido em 30 km); Total do dia: 550 km.

A briga pelos títulos ganha mais espaço. Kolberg/Roldan vencem de novo e tiram dois minutos de vantagem de Füchter/Miltinho, porém eles ainda administram a diferença. Nas Motos, Fantozzi é o mais rápido, mas Jean lidera a disputa com folga. Domingues/Maurício são os melhores do dia nos Caminhões.

Etapa 9 – Crateús (CE)-Fortaleza (CE) 02/08/2002
Especiais: 230 km (reduzido em 30 km); Total do dia: 550 km.

No último dia, nada mudou. Jean Azevedo (Motos) e Füchter/Miltinho (Carros) confirmaram os títulos. Para Jean e Füchter foi o tri no Sertões. Nos Caminhões, polêmica: o resultado extra-oficial indica Azevedo/Oliveira como campeões. Mas um protesto dos demais pilotos pode mudar tudo. O título da categoria está em aberto e será definido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Após 10 dias e cerca de 4.500 km rodados chegou ao fim, na praia de Cumbuco, a décima edição do Rally Internacional dos Sertões.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: agosto 6, 2002

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