Foto: Pixabay

Angra recebe o Congresso Nacional de Eco-Esporte

De 19 a 22 de setembro, a cidade de Angra dos Reis (RJ), receberá a sétima edição do Congresso Nacional de Eco-Esporte, reunindo profissionais do turismo, esportistas, ambientalistas, universitários, empresas e autoridades.

De acordo com a idealizadora e organizadora do evento, a ambientalista Célia Dualiby, o objetivo principal é atuar como fator motivador à preservação ambiental, em conjunto com a prática esportiva. Com este mecanismo, vem sendo possível tirar crianças das ruas e levá-las para as quadras esportivas. Outra importante ação do Congresso é a conscientização dos participantes para o espírito solidário, através do ciclismo ecológico e da solidariedade – atividade que envolve toda a comunidade local, onde os ciclistas percorrem a cidade para doar sementes de horta e pomar recebem doações de alimentos não perecíveis aos portadores de deficiências físicas e carentes.

Nesta edição, as atividades serão realizadas no Centro de Estudos Ambientais – CEA, na Praia da Chácara. Para as palestras, cursos e workshops, dentre os convidados estão: Dr. Wanderley Rebello Filho, que ministrará “Direito Ambiental e sua Legislação”; Fernando Roscio D’Ávila, para a aula sobre “Marketing Esportivo”; Ten. Cel. PM. Décio Vieira Coelho, do 4º Batalhão de Polícia Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo – coordenador do “Projeto Beija-Flor”; “Cidadania pelas Águas e Acrodendrologia (Escalada em Árvore)”.Neste ano, o Congresso estará apresentando uma modalidade inédita: a Eqüoterapia, coordenada pelo fisioterapeuta Carlos Roberto Marcilio Vieira.

Mais eventos – Dentre outros eventos paralelos, que também ocorrerão simultaneamente, estão: workshops das modalidades, exposição de fotos, vídeos, cases e informações ao público, exposição e venda de livros, revistas e produtos afins de temas ligados ao meio ambiente, esporte e turismo, além de um trekking (Trecho do Sítio Forte – Ilha Grande).

Modalidades Esportivas – A programação preliminar do VII Congresso inclui diversas atividades esportivas, como cavalgada ecológica, pára-quedismo, canoagem, rafting, mountain bike, passeio off-Road, vôo livre, mergulho ecológico, montanhismo, passeios eco-esportivos e gastronômicos, entre outros.

Educação Ambiental – Proporcionando o envolvimento da direção da escola, professores, alunos, familiares e amigos, outra atividade que faz parte do congresso é o Projeto Beija-Flor, com aulas ministradas aos professores do Ensino Fundamental.

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis, o projeto é coordenado pelo 4º Batalhão de Polícia Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo sob o comando do Ten. Cel. P.M. Décio Vieira Coelho, cuja finalidade é transmitir estudos aprofundados sobre a natureza. Os policiais militares designados para aplicar as aulas tornam-se professores e discutem assuntos como o problema gerado pelo lixo, a poluição, os animais, os peixes e as florestas, tudo transmitido de forma clara e atraente.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 7, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure