Caminhão Mercedes-Benz 2428 de André Azevedo (foto: André Chaco)
São Paulo O piloto André Azevedo e o navegador Robson Pereira, da Equipe Petrobras Lubrax, foram confirmados como os campeões da categoria caminhões no Rally Internacional dos Sertões 2002. Eles correram com um caminhão Mercedes-Benz 2428. A divulgação do resultado oficial foi feita nesta terça-feira por Ricardo Costa, comissário da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que julgou o recurso do piloto Luciano Cunha improcedente.
A reclamação de Cunha, da equipe Yahn Racing, consistia na hipótese de que André Azevedo não teria passado por um posto de controle na segunda etapa, entre Pirenópolis e Caldas Novas, em Goiás. Com o auxílio das informações obtidas pelo GPS (Global Position System), aparelho que faz a navegação por satélite, que também grava todas as posições da rota executada pelo veículo, pôde ser confirmado qual o trajeto que o piloto executou e, dessa maneira, foi comprovado que André passou pelo local onde deveria estar o Posto de Controle. O problema foi que a organização não estabeleceu para seus fiscais o horário para eles abandonarem o local do posto de controle, onde os concorrentes recebiam um carimbo que controlava esta passagem. Eles saíram muito cedo de lá e quando nós chegamos não havia mais ninguém, mas o dados contidos no GPS comprovam que nós estivemos lá, afirmou André.
Em nota de esclarecimento fornecida por Adilson Luiz dos Santos, da empresa Maré Outdoor Sport (www.mareoutdoorsport.com.br), empresa especializada em navegação eletrônica e fornecedora oficial do Rally dos Sertões, foi relatado que os dados conforme atesta o relatório é do traçado ativo, o qual não pode ser alterado e portanto devem ser aceitos como prova, haja visto a existência de jurisprudência, ou seja, tais dados já foram utilizados e aceitos em instâncias jurídicas como provas irrefutáveis.
Tetracampeão André Azevedo tem motivos de sobra para comemorar: este é o seu tetracampeonato no Rally Internacional dos Sertões, dentre estas quatro vitórias, duas foram como navegador do carro de Klever Kolberg e duas como piloto de caminhão. Fora o sucesso na categoria Caminhões, André também está feliz com a vitória do irmão Jean Azevedo, que venceu na categoria geral das motos com uma KTM 520 EXC, e com excelente resultado da equipe também na categoria carros, com o vice-campeonato da Mitsubishi L 200 Evolution de Klever Kolberg / Lourival Roldan.
FICHA TÉCNICA DO MERCEDES-BENZ 2428
Modelo: Extra-pesado 2428 6X4
Marca: Mercedes-Benz
Ano de fabricação: 2001
Motor: Mercedes-Benz OM-906 LA, 6.374 cm3
Câmbio: 6 marchas
Peso: 6.700 kg
Velocidade máxima: 130 km/h
Pneus: Pirelli FG 85
Lubrificante: Lubrax Top Turbo
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Vaz Sprockets Chains, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Gas Gas do Brasil, Mercedes Benz Caminhões e Webventure.
IMPRENSA EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ana Carolina Vieira
Tels: (11) 3865-5741 / (11) 9646-5955
E-mail: impdakar@terra.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Ana Carolina Vieira
Last modified: fevereiro 22, 2017