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Bikers assinam manifesto contra a CBC

Redação Webventure/ Biking

Atletas do mountain bike protestaram contra a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) no último fim de semana (24 e 25/08), quando dois eventos da modalidade foram realizados no interior de São Paulo: na noite de sábado, o Desafio Noturno PowerBar Reebok (cross-country), que faz parte da Supercopa Reebok; no domingo, a final do Campeonato Brasileiro de cross-country e downhill. A primeira foi realizada em Caconde. A segunda, em Amparo.

Cerca de 200 competidores assinaram, antes da largada do Desafio Noturno, o “Manifesto pelo Crescimento do Esporte”, onde cobram mais “responsabilidade” e denunciam atitudes “mesquinhas” por parte da instituição (leia abaixo o manifesto na íntegra).

Houve quem se desgastasse participando dos dois eventos, como a atual campeã brasileira Adriana Nascimento (Reebok Cannondale). Muitos tiveram de escolher um só. Foi o caso de Odair Pereira (Scott). Campeão da Supercopa 2001, ele abriu mão da etapa e da liderança do campeonato na categoria Elite para disputar a final do Brasileiro, seletiva para o Pan-americano.

Calendário – Paulo de Tarso, do Sampa Bikers, organizador do Desafio Noturno, afirma que foi pego de surpresa com a decisão da CBC. “O Brasileiro era para ter sido realizado semanas atrás, mas como a data coincidia com uma etapa do Mundial de bicicross, em Paulínia (SP), a Confederação resolveu modificar o calendário e transferiu o Brasileiro para este fim de semana. O detalhe é que a CBC não tem nenhuma ligação com o bicicross e ninguém corre as duas modalidades. Ou seja, se a instituição mantivesse a data original, ninguém seria prejudicado”, opinou.

Segundo Paulinho, a data do Desafio Noturno foi escolhida no final do ano passado e não batia com nenhuma outra.

O documento com as assinaturas dos atletas seria entregue ontem à Confederação, em Amparo, por Adriana Nascimento. Leia a íntegra do manifesto:

São Paulo, 24 de agosto de 2002

MANIFESTO PELO CRESCIMENTO DO ESPORTE

“Infelizmente não temos interesse em patrocinar a sua equipe”.
“Nossa verba para esse ano já está comprometida com outros esportes”.
“O mountain bike não faz parte das estratégias de marketing da empresa”.

Cansamos de ouvir frases do gênero quando saímos em busca de patrocínios. Mas, felizmente, essa realidade está mudando. O aumento do interesse da mídia na cobertura das provas, principalmente das TVs, e a visão moderna de grandes marcas, como a Reebok, Power Bar e Caloi, estão contribuindo para o crescimento do mountain bike no Brasil.

Enquanto somos testemunhas desta evolução, ao mesmo tempo presenciamos atitudes no mínimo irresponsáveis e mesquinhas por parte da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), instituição que rege as regras do ciclismo e do MTB no país.

Um exemplo claro do descaso com o esporte foi o fato da CBC agendar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike praticamente na mesma data do Desafio Noturno de Mountain Bike, competição que já estava marcada muito tempo antes de ser anunciado o calendário definitivo da Confederação.

Atitudes como essa só prejudicam o desenvolvimento do nosso esporte no Brasil, deixam patrocinadores insatisfeitos e separam os atletas e a mídia, que são obrigados a optar por um dos dois eventos.

Esse documento tem o objetivo de registrar o nosso descontentamento e insatisfação com as atitudes arbitrárias e a falta de visão empreendedora por parte da Confederação Brasileira de Ciclismo. Afinal, ninguém mais quer ouvir aquelas frases que lembramos na abertura deste texto.

Amamos o nosso esporte e queremos que ele cresça.

Mas é preciso somar forças; não dividí-las.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 26, 2002

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Redação Webventure
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