Largada da etapa de canoa. (foto: Camila Christianini / Webventure)
Direto da Ilha Grande (RJ) – O primeiro dia da terceira e última etapa do Reebok Swatch Ecomotion Circuit 2001/2002 começou com muita emoção. As 50 equipes participantes largaram às 7h15 deste sábado, da praia particular do Hotel Blue Tree Park, em Angra dos Reis, em direção à Ilha Grande.
Os trinta primeiros quilômetros da prova foram percorridos com canoas havaianas, e muitos atletas não estão acostumados com esta modalidade. A equipe de Carmem Silva, atleta pentacampeã brasileira de canoagem, era vista como a favorita para completar em primeiro lugar este trecho, mas isto não aconteceu.
A melhor performance na modalidade foi da equipe Selva/NXR, que dividiu a canoa. A terceira embarcação a chegar teve como leme Gilese Volpi, a primeira mulher a fazer o leme na modalidade. “Só fiz esta posição em um passeio de canoa havaiana, uma vez na minha vida”, disse Gisele. “Isto é para mostrar que mulher no volante não é perigo constante”, brincou a atleta.
Após o trecho das canoas foi realizado um trekking de 36km. A primeira equipe a completar esta modalidade e a chegar à área de transição para os ducks foi a Adrenalina, com Alexandre Freitas, Carmem Silva e Pietro Carlo, tendo como apoio Eduardo Coelho. Esta é uma das equipes que vai representar o Brasil no próximo Eco-Challenge, nas ilhas Fiji.
Lamaçal – Durante o trekking uma forte chuva caiu na região de Ilha Grande e os atletas e jornalistas tiveram muita dificuldade em seguir no percurso, visto que a trilha era de terra e começou a se formar um grande lamaçal.
A equipe Quasar, campeã das duas etapas do Ecomotion já realizadas, não teve muita sorte no começo da prova. Logo no posto de controle 2, o capitão da equipe, Rafael Reys, passou reto pelo PC e esqueceu de assinar a folha de controle. Quando se lembrou de assinar, voltou, mas perdeu algumas posições até reunir seus outros dois companheiros de equipe para se apresentarem ao PC.
Neste fim de tarde as primeiras equipes, que já terminaram o trekking, seguem de botes infláveis (ducks) para Angra dos Reis. Na frente está a Adrenalina, seguida pela Quasar. Logo mais à noite os times farão rapel e tirolesa, seguidos por um trecho de bike e, depois de toda esta aventura, ainda terminam a prova com as canoas havaianas.
Segundo a organização, a primeira colocada deve completar a prova em aproximadamente 24 horas. A equipe vencedora do Circuito 2001/2002 leva uma Mitsubishi L200 para casa.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: agosto 31, 2002