Foto: Pixabay

Nível do Rio Paraibuna (São Luís do Paraitinga)

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Última leitura da régua: 0,45
Data da última leitura: 11/09/2007
Comentário: Água transparente e muitas pedras. Caminhos técnicos e sinuosos.

Por que saber o nível?
O nível de água do rio (profundidade) no dia da descida é um fator de extrema importância, podendo até alterar a classe de uma ou mais corredeiras no percurso. Também é importante saber em que nível você realizou cada descida para futuras comparações. Descidas em dias posteriores a cheias (grande aumento no volume dos rios) merecem atenção especial com possíveis troncos ou galhos posicionados em locais perigosos. Exija este cuidado da sua operadora!

INTERVALO DE NÍVEL CLASSE ATIVIDADES RECOMENDADAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO PERCURSO NESTE NÍVEL
0,3 a 0,45 m II à IV Duck e Canoagem Água transparente e muitas pedras. Caminhos técnicos e sinuosos.
0,45 a 0,60m II à IV Rafting, Duck e Canoagem Caminhos ainda muito técnicos. Muitas pedras, mas já é possível praticar Rafting com algumas encalhadas… Não é possível descer o Caixão.
0,60 a 0,90m II à IV Rafting, Duck e Canoagem Este já é um nível muito especial, possibilitando Rafting no Caixão. É o melhor nível para o surfe.
0,90 a 1,20m II a IV Rafting, Duck e Canoagem O Rio já fica bem mais “interessante”! Várias corredeiras classe II começam a se juntar as boas corredeiras do rio, que corre bem mais animado! Não é possível descer o “caixão”, que fica muito forte.
1,2 a 2,0 m II a IV+ Rafting, Duck e Canoagem (Experientes) Aguaceiro geral! A emoção fica por conta de grandes ondas e refluxos! Necessário muita atenção pois o rio “puxa” muito forte! O ponto para surf muda para o Saltinho. Algumas corredeiras principais, como o Caixão e o Salto Grande não podem ser descidas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 6, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure