Foto: Pixabay

Volta ao mundo – Pio e Dri: 13ª fase

Redação Webventure/ Destino Aventura, Expedições

Neste “Minha Aventura”, Pio conta como foi sua passagens por países muçulmanos, destacando o Marrocos.”
Assim como o Egito, a independência do Marrocos, também só foi instituída a pouco mais de 50 anos. Assim como em todos os paises mulçumanos, o homem pode ter ate quatro mulheres (hum… delicia…), mas tem de sustenta-las sob o mesmo teto.

Não consigo imaginar a confusão e o holocausto de quatro mulheres falando e dando palpites ao mesmo tempo e fazendo aquela algazarra, típica feminina dentro de uma casa (agora entendo porque varios arabes amarram bombas em seus próprios corpos e se explodem). O Marrocos possui duas partes bem distintas. Do centro ao sul, é tudo
deserto “Sahara”, e do centro ao norte, espalham-se as cidades onde destacam-se quatro cidades imperiais : Marrakesh, Fes, Meknes e Rabat (capital), e também a sua maior cidade de nome Casablanca, lembram do filme.

E em Casablanca que está a terceira maior instituição religiosa do planeta, a Mesquita “HASSAN II”, que é deslumbrante com seu interior todo em mármore e seu subterrâneo com fontes, piscinas e chafarizes para os mulçumanos se lavarem antes de rezarem. Realmente é uma paz imensa lá dentro.

Maravilhas marroquinas – Quanto a Marrakesh, visitei alguns “tunners”, locais aonde se trata e pinta o couro e tecidos, um cheiro forte, sujo e muito feio, mas é dali que saem parte daqueles artesanatos maravilhosos marroquinos. O ponto turístico principal é uma praça (como a nossa praça da Sé), repleta de artistas de rua, tatuadoras de henna, ambulantes, barracas de comida, cartomantes, malabaristas, vendedores de poções mágicas, encantadores de serpentes, músicos e todo tipo de maluco que não dá nem pra descrever.

Vende-se até dentes a granel, é o paraíso do absurdo. Em Fes, assim como em todas as cidades imperiais, o mais divertido é passear pelos labirintos formados por ruelas e becos espalhados por dentro das medinas (áreas cercadas por muralhas, aonde a cidade cresceu).

São divertidíssimas as diversas estratégias dos vendedores e negociantes tentando vender algo. Acho que fui árabe em outra encarnação, adoro ficar horas discutindo preços para abaixar míseros reais. Aliás, aqui se hospeda por 5 dólares e come-se bem por 3 dólares ou até menos se você ficar andando pelos mercados e deliciando-se com frutas, pistaches, cuscus marroquino e uma infinidade de guloseimas.

São milhares de artesanatos diferentes, onde o preço ao turista é até 20 vezes maior, ai começa a negociação, pelo simples prazer do negocio. É o estilo árabe, é parte da cultura e eu adoro.

Hábitos diferentes – Outro ponto interessante é que em todos os paises muçulmanos os homens andam de mãos dadas, se beijam para cumprimentar, e por mais que tentem levar seu dinheiro (negociando ou te dando o troco errado), ninguém te rouba ou te assalta com alguma arma, realmente é muito seguro sob este aspecto.

Dos paises mulçumanos por onde passei, o Marrocos é o mais liberal, onde as mulheres andam de camiseta, calcas coloridas e são bastante “insinuantes”. Aqui vigora a monarquia, mas neste ano, devido a ajuda financeira estrangeira, o Marrocos descentralizara um pouco o poder, elegendo alguns ministros, etc.

Comentário: podem esperar que daqui a alguns anos os americanos patrocinarão com armamentos algum destes políticos para tirar o rei do poder e armar todo o seu esquema de negociatas com este pais, que é a porta de entrada da África e do Mediterrâneo. Quem viver, verá.

Aliás, o Marrocos é o maior distribuidor de drogas ao mercado europeu, que saem da Colombia, via porto de Santos e daqui vai pra Espanha, etc. O haxixe, opium, é oferecido ate pelos garçons em restaurantes, embora seja proibido o consumo. Balelas políticas a parte, o marroquino adora sentar -se em uma cafeteria e ficar horas conversando e vendo as pessoas passarem. Agora vou dormir, pois meu hotel fica do lado de uma mesquita e eles colocam auto-falantes do lado de fora e rezam alto varias vezes por dia (inclusive às 6 da manhã).

Daqui, volto a Madrid e sigo fazendo mais algumas cidades/paises europeus e na nossa mais atual previsão, voltaremos ao Brasil em meados de outubro. Abraço a todos e se cuidem.

Este texto foi escrito por: Pio e Dri

Last modified: setembro 18, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure