Muitos praticantes consideram o Macaé o melhor rio do Brasil. (foto: Expedição ??guas Brancas)
O Macaé foi o segundo rio que a equipe do Águas Brancas desceu. Suas corredeiras são consideradas as melhores sessões entre os rios brasileiros. Confira as dicas.
Esta foi a melhor passagem por corredeiras que a expedição Águas Brancas teve até o momento. Enfrentamos um desnível de 300 metros de altitude dentro do trecho de corredeiras, descendo cachoeiras de até quatro metros de altura e sessões contínuas.
O Macaé proporcionou uma overdose de corredeiras para toda a equipe! O nível técnico é o que mais inspira a descida de seu leito. Muitos as consideram as melhores sessões entre os rios brasileiros.
Descrição técnica
O rio Macaé nasce na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e deságua no oceano na cidade de Macaé.
De todo o trajeto percorrido pelo Macaé, o trecho de melhor acesso e maior número de corredeiras é iniciado no bairro da Cascata, no km 22 da estrada que leva a Casimiro de Abreu, na Serra do Mar. E termina na Prainha da Figueira Branca. Este trajeto chega a 300 metros de desnível.
As condições do são boas. Seu nível de dificuldade varia entre III e IV (o grau de dificuldade vai de I a V), podendo chegar à classe V em épocas de cheia. Classificamos o Macaé como um apropriado para a prática de rafting e canoagem e indicado a praticantes intermediários e avançados.
Cidade referência
Casimiro de Abreu (RJ)
Cultura local
Casimiro de Abreu é um município localizado no estado do Rio de Janeiro, com localização privilegiada na Serra dos Órgãos, um dos paraísos ecológicos mais cobiçado do país, a 120 km da cidade do Rio de Janeiro.
Sua colonização originou-se de uma miscigenação de grupos nativos indígenas, do colonizador portugês, do escravo africano e outros imigrantes aqui fixados. Atualmente há cerca de 15 mil habitantes.
Sua base econômica é produção de banana, o comercio local e, ainda em pequena escala, o turismo ecológico. Entre outros municípios no estado, Casimiro de Abreu se destaca pelo pontencial ecológico e desenvolvimento das mais variadas modalidades de esportes de aventura.
Sugestão de hospedagem
Pousada da Cascata (22) 9987-0437 / (22) 2778-1124 / (22) 2793-2442
Curiosidade
A lenda do Cavalo Invisível mito que aparece na Quaresma, é um cavalo que passa a galope.
Este texto foi escrito por: Paolo Maschio
Last modified: setembro 19, 2002