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Terrenos com lama

Redação Webventure/ Offroad

Utilize marchas reduzidas e acione o bloqueio de diferencial central  se o veículo for equipado com ele. (foto: Eduardo Nakamura)
Utilize marchas reduzidas e acione o bloqueio de diferencial central se o veículo for equipado com ele. (foto: Eduardo Nakamura)

Antes de abordar um lamaçal com seu 4×4, verifique primeiramente qual é a profundidade do solo. Existem diferentes tipos de atoleiros em cada canto do Brasil e do planeta, e cada um requer uma linha de ação adequada.

Antes de entrar no atoleiro é necessário inspecionar a pé o que se tem pela frente. Confira até onde vai o terreno solto e começa a terra firme. Veja qual é a distância que será percorrida e as bordas da trilha, se é uma descida ou subida, procure pedaços de madeira ou pedras que possam se chocar com as partes inferiores do seu veículo.

É natural que outros motoristas, que passaram por ali, tenham colocado troncos de árvore e pedras para firmar melhor o piso. Após a passagem deles é possível que essas pedras e troncos virem armadilhas contra o cárter do motor, barramento de direção, tubulação de freio e por aí afora.

Retire os obstáculos que considerar perigosos e se localizar algum buraco mais profundo, que poderá atrapalhar a travessia, recoloque pedras, terra firme ou galhos de árvores secos, mas não corte árvores jamais!

Depois da análise…
Analisada a situação, volte e engate a tração 4×4, reduzida e o blocante. Tenha certeza de que os pneus dianteiros estão alinhados com a trilha escolhida. No barro não dá para perceber se o volante está esterçado para os lados. Isto dificulta o avanço, e se houver tração suficiente no momento seguinte, o veículo pode sair bruscamente do trajeto, indo de encontro ao barranco, árvore, pedra ou um abismo.

Na dúvida, coloque o rosto para fora da janela e monitore a direção dos pneus. Entre na trilha com firmeza, moderação, e a segunda marcha engatada. Procure não acelerar com muita força, pois os pneus irão patinar e conseqüentemente perderão o pouco de tração que possuem.

Você deve ainda girar rapidamente o volante para a esquerda e a direita, pois com este movimento os pneus procuram por terreno firme e continuam a levar o veículo para frente. Entretanto, se as rodas realmente patinarem é hora de parar e tentar voltar para trás, que é o caminho mais fácil neste momento.

A insistência só vai fazer com que os pneus girem inutilmente, ou que eles afundem ainda mais no barro. Se não conseguir sair, levante os pneus com o macaco ou o Hi-Lift, colocando embaixo deles pedras ou pedaços de madeira.

Escoamento
Trechos com lodaçais profundos podem ter o nível de água ou lodo diminuídos, cavando-se uma saída lateral para escoamento. Este procedimento evita que a parte elétrica e a entrada de ar do motor sejam atingidos pelo barro.

Avalie o risco
Certos tipos de terrenos pedem velocidade para a travessia, como terrenos encharcados e áreas pantanosas onde a flutuação será fundamental. Então, você deverá usar até a terceira reduzida, o que significa alta velocidade e riscos de choques violentos das partes inferiores em pedras escondidas, e possivelmente a perda de controle da direção.

Portanto, considere os riscos de uma travessia mal sucedida e veja se não é melhor encalhar mesmo o veículo e retirá-lo com ajuda do guincho ou de outro veículo acompanhante.

Para mais informações

  • www.goodyear.com.br;
  • Curso de Condução Off Road Dpaschoal & Goodyear – www.tecnica4x4.com.br

    Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

    Last modified: setembro 23, 2002

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