Foto: Pixabay

Modalidades de uma corrida de aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

As canoas havaianas estiveram presentes pela primeira vez em uma corrida no Ecomotion em Angra dos Reis. (foto: Camila Christianini / Webventure)
As canoas havaianas estiveram presentes pela primeira vez em uma corrida no Ecomotion em Angra dos Reis. (foto: Camila Christianini / Webventure)

A maioria das corridas de aventura tem as seguintes modalidades presentes durante a prova: orientação, trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais.

A orientação consiste em você se localizar na região por meio de mapa e bússola, percorrendo assim, através das coordenadas, o caminho correto para passar em todos os postos de controle (PC) e chegar ao final da prova.

O trekking é uma caminhada que às vezes pode virar uma corrida, dependendo da disposição do atleta. Pode acontecer em trechos de asfalto, mas o mais comum é ser realizado em estradas de terra e em trilhas no meio do mato.

Outra modalidade que está sempre presente é o mountain bike que, como o próprio nome já diz, basta pegar uma bicicleta apropriada e ter muito fôlego para encarar subidas e decidas por terrenos diferenciados.

A canoagem normalmente é feita em botes infláveis, os chamados ducks, ou ainda em canoas canadenses. As canoas havaianas também já fizeram parte de uma competição.

As técnicas verticais mais usadas durante as corridas de aventura são o rapel e a tirolesa. Quando “rapela”, o aventureiro se utiliza de uma corda, que deve estar seguramente ancorada, para descer uma superfície, usando artifícios de atrito para o controle da velocidade. A tirolesa é uma travessia horizontal em corda fixa suspensa do solo.

Diferencial – Dependendo da região em que a prova é realizada, são praticadas modalidades diferentes das tradicionais. Patins in line, costeira (andar sobre pedras), vela e mergulho já fizeram parte de corridas de aventura no Brasil e no mundo. Animais como cavalos também já foram utilizados em algumas provas; também alguns organizadores escolhem usar animais típico da região do evento, onde são usados como meio de transporte; a inovação inclui elefantes e camelos.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: outubro 14, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure