Foto: Pixabay

AXN Atenah Brasil abandona o Eco-Challenge 2002

Redação Webventure/ Parceiros

Navala (Ilhas Fiji) Equipe AXN Atenah Brasil está fora do Eco-Challenge 2002, a mais difícil corrida de aventura do Mundo que está sendo disputada em Viti Levu, a maior ilha do arquipélago de Fiji, no Pacífico Sul. No ranking oficial da prova, o time formado por Eleonora Audrá, Eduardo Sarhan, Karina Bacha e Silvia Guimarães aparecia como “sem ranking”, o que pode significar que pelo menos um ou mais integrantes pode ter desistido. A AXN por enquanto continua seguindo o roteiro da prova, mas agora virou passeio. Minutos atrás, às 17h30 (8h30 da manhã de quarta-feira em Fiji), a AXN havia subido uma posição no ranking, passando para 12º lugar.

Segundo Pietro Carlo, brasileiro que está em Fiji acompanhando o Eco-Challenge, um membro da organização do evento afirmou que Eduardo Sarhan estaria com problemas nos pés, mas não forneceu mais detalhes. No entanto, a informação não havia sido divulgada oficialmente pelo serviço de notícias do Eco-Challenge até o início desta terça-feira à noite.

A equipe AXN Atenah tinha grandes chances de conseguir uma boa colocação em Fiji. Nos dois primeiros dias de prova, o time comandado por Sílvia Guimarães chegou a ocupar o quarto lugar na classificação geral, mas depois não conseguiu manter o ritmo. Caiu para a décima posição e depois foi para 14º.

Os componentes do time têm grande experiência em provas de nível internacional, como o próprio Eco-Challenge, na Malásia em 2000 e na Nova Zelândia no ano seguinte, e no Elf Authentic Aventure.

O Brasil conta com mais duas equipes no Eco-Challenge, a Canon Quasar Lontra, que está em décimo na classificação geral, e a EMA Brasil, que pulou uma posição (agora está em 26º) com a eliminação da AXN da disputa.

Sofrimento – Das 81 equipes que largaram no Eco-Challenge 2002, 21 já estão fora da prova. Muitos competidores enfrentam problemas com pequenos ferimentos, como bolhas nos pés, desidratação e esgotamento físico. O clima instável em Viti Levu e a comida racionada também estão castigando os atletas.

O Eco-Challenge teve início às 18 horas (horário de Brasília) do dia 10 de outubro e o prazo máximo para terminar a prova é dia 21 de outubro. Ao todo serão 500 quilômetros. Até agora os competidores já enfrentaram várias modalidades, como trekking (caminhada), canyoneering (andar dentro de rio), mountain biking (bicicleta), jungle trekking (caminhada na selva), “bilibili” (jangada feita em bambu pelos próprios competidores) e caiaque individual.

O time espanhol Buff AXN, formado por três homens e uma mulher, Emma Roca, líder do time, estava liderando a prova até o início da madrugada desta quarta-feira (horário de Fiji). A norte-americana Golite Balance Bar e a australiana Air Pacific aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A equipe AXN
No Eco-Challenge em 2001, na Nova Zelândia, a equipe garantiu o 38º lugar entre as 55 equipes que completaram o percurso. Os pontos fortes da AXN são o mountain biking, a união e a experiência em provas internacionais.

Karina Bacha
Idade: 23 anos
Nascimento: São Paulo
Profissão: Instrutora de ioga
1999 – Segundo lugar na EMA (Expedição Mata Atlântica)
2000 Nono lugar na Elf Authentic Aventure
2000 – Oitavo lugar na Raid Gauloises

Eleonora Audrá
Idade: 24 anos
Nascimento: São Paulo
Profissão: Designer Gráfico
2001 – Primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Corridas de Aventura nas etapas de Santa Rita do Passa Quatro e Campos do Jordão
2002 Oitavo lugar da Corrida de Aventura Raid Gauloises no Vietnã

Eduardo Sarhan
Idade: 26
Nascimento: São Paulo
Principais conquistas
2002 – Campeão da Mini EMA
2002 – Segundo lugar no Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura na Etapa Litoral

Silvia Guimarães
Idade: 26 anos
Nascimento: São Paulo
Profissão: Pedagoga
2000 Nono lugar na Elf Authentic Aventure
2000 – Campeã do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura na etapa Litoral
2000 – Vigésimo nono lugar no Eco-Challenge na Malásia
2001 – Vigésimo oitavo lugar no Eco-Challenge na Nova Zelândia
2002 – Oitavo lugar na corrida de aventura Raid Gauloises, no Vietnã

Conheça as outras duas equipes brasileiras

EMA Brasil
Alexandre Freitas, Carmem Silva, Eduardo Coelho e José Roberto Pupo

Canon Quasar Lontra
Fabrízio Giovannini, Marina Verdini, Rafael Reyes e Victor Lopes Teixeira

VipComm
Assessoria de Imprensa
Ricardo Ribeiro/ Ana Carolina Vieira/ Cláudia David
Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
Pabx: (11) 3865-5741 / 3891-0751 / 9917-0056
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na Internet: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: outubro 15, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure