Foto: Pixabay

Como ingressar no Parque do Aconcágua

Redação Webventure/ Expedições, Montanhismo

Para ingressar no Parque é preciso retirar permissão pessoalmente. (foto: Arquivo pessoal)
Para ingressar no Parque é preciso retirar permissão pessoalmente. (foto: Arquivo pessoal)

Condições de Ingresso
A entrada no Parque poderá acontecer das 8 horas às 18 horas. Para ingressar no Parque Provincial Aconcágua é necessário adquirir a permissão de ingresso pessoalmente no Centro de Atenção ao Visitante.

Ao adquirí-lo, o visitante isenta a Direção de Recursos Naturais Renováveis e o Governo da Província de Mendoza de qualquer responsabilidade, sobre todo e qualquer acidente que possa lhe acontecer dentro do parque e aceita o estabelecido no Regulamento de Uso do Parque.

No Parque Provincial Aconcágua, não podem ingressar menores de 14 anos (somente até a Quebrada del Durazno, 3.100 m).

Estrangeiros – Para visitantes estrangeiros se exige o limite de idade do país de procedência. Para os brasileiros este limite mínimo é de 18 anos de idade. Os menores que tenham entre 14 e 18 anos poderão ingressar somente com autorização de ambos os pais, certificada perante escrivão público ou autoridade competente.

Permissões
As permissões de ingresso para escalada e trekking devem ser adquiridas pessoalmente na cidade de Mendoza. O ponto de venda se encontra no Centro de Visitantes, localizado no Parque General San Martín, a poucos metros dos Portões do Parque, esquina da avenida de los Robles com a Rotonda (rotatória) del Rosedal, no (ex) Edifício Cuba.

Horário de atendimento

  • de segunda a sexta, das 8h às 18h;
  • aos sábados e domingos, de 9h às 13h.

    Considera-se ingresso invernal o período compreendido desde 16 de março a 14 de novembro. Nesta temporada se registram escaladas e atividades de trekking em condições invernais, as quais devem cumprir com a formalidade de realizar uma declaração de responsabilidades, devido a que ingressam por sua própria conta e risco, já que nesta época o Parque não conta com os serviços de segurança próprios da temporada oficial, ou seja, serviço médico, guarda-parque nos Campos Base e Patrulha de Resgate.

    A Direção de Recursos Naturais Renováveis somente mantém no Parque (em Horcones), uma equipe mínima de Guarda-Parques, que controlam o ingresso e a evacuação de resíduos, recebem as permissões e as correspondentes declarações de responsabilidade.

    Nos casos de ingresso de andinistas em temporada invernal, os mesmos deverão se responsabilizar por todos os gastos que requeiram sua eventual busca, resgate, evacuação e atendimento hospitalar.

    O bilhete de ingresso para esta temporada tem duas tarifas, de acordo com a data de ingresso:

    De 16 de março a 30 de abril
    Escalada U$ 40
    Trekking longo U$ 15
    Trekking curto U$ 10

    De 1º de maio a 14 de novembro
    Escalada U$S 200
    Trekking longo U$S 40
    Trekking curto U$S 20

    Fora da temporada oficial, no período que vai de 16 de março a 14 de novembro vale o Decreto 50/2002, que estabelece as tarifas , e a Resolução 950/2000 que estabelece, entre seus pontos fundamentais, o seguinte:

  • Os montanhistas deverão apresentar na Direção, mediante ata notarial, uma declaração de isenção de responsabilidade, onde assumem, por sua única e absoluta responsabilidade, todos os riscos que a expedição implica, isentando de todo tipo de responsabilidade à Direção de Recursos Naturais Renováveis, suas autoridades, e ao Governo da Província de Mendoza;
  • Que assumem ao seu cargo todos os gastos emergentes de qualquer e eventual operação de resgate e/ou atendimento médico que seja decorrente da expedição;
  • Se solicitado pela Direção, os montanhistas deverão apresentar a lista de equipamento técnico específico para escalada invernal;
  • A Direção poderá solicitar, quando considerar conveniente, uma apólice de seguro de caução, ou as garantias necessárias de que poderão arcar com um eventual resgate ou evacuação;
  • Os montanhistas deverão apresentar um currículo de escaladas que comprove sua experiência em escaladas invernais;
  • Certificados médicos que comprovem a aptidão psicofísica de cada um dos integrantes da expedição, para enfrentar a atividade de alto risco que implica a escalada em temporada invernal.

    Este texto foi escrito por: Marcelo Curia

    Last modified: outubro 23, 2002

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure