Leornardo relacionou as lições que teve na viagem com o cotidiano de todas as pessoas. (foto: Samir Souza / Webventure)
A terceira das quatro palestras do Circuito Webventure aconteceu ontem (24/10), no auditório da academia Competition, em São Paulo.
Depois de Luciano Pires, que relatou sua viagem ao Everest, e de Sérgio Zolino, que falou sobre corridas de aventura, foi a vez de Leonardo Arantes ministrar uma palestra motivacional, com base em viagens realizadas por lugares exóticos do mundo à bordo de uma bike.
Leonardo trabalha com recursos humanos e tem o cicloturismo como hobby. Ele viajou durante meses pelo sudeste asiático, Madagascar, Ilha de Páscoa e Islândia, registrando as trajetos através de imagens e fotos.
O início – A paixão de Leonardo pelo cicloturismo começou quando ele se mudou para São Paulo e decidiu pedalar de sua casa até o Parque do Ibirapuera, um trajeto de 6 km. Este foi o primeiro desafio. Não conhecia São Paulo e sabia que poderia me perder no trânsito da cidade, mas consegui chegar lá, afirmou. Depois disso, decidi encarar desafios maiores. Fiz a rodovia Rio-Santos, mais alguns percursos pelo Brasil e decidi pedalar fora do país, completou Arantes.
Leonardo começou pela Ilha de Pácoa, pedalando, em média, seis a sete horas por dia, com a bike pesando 40 quilos. Depois, atravessou a Malásia com destino a Bangkok, na Tailândia. O seu sonho, porém, estava na ilha de Madasgascar. Quando tinha uns 10 anos de idade, li o livro O peqeno príncipe pela primeira vez e desde então tinha o sonho de conhecer os baobás, que são árvores com dimensões gigantescas. Descobri que em Madagascar existiam grandes baobás.
Com o auxílio de vídeos, Leonardo foi contando as partes mais importantes da viagem e também os fatos mais curiosos, sempre relacionado suas experiências com o cotidiano de uma pessoa comum. Entre as principais dificuldades enfrentas pelo cicloturista em Madagascar, estão a alimentação, a falta de água potável, a falta de peças de reposição para a bike e a dificuldade na comunicação. Passei por situações difíceis, tive de fazer mímica até para perguntar onde era o banheiro, ainda bem que não tinha câmera nessa hora, brincou.
Os pilares para o sucesso – Com as viagens, Leonardo teve vários aprendizados e lições de vida. A partir disso, ele revelou os tópicos que, na opinião dele, são os seis pilares para o sucesso. Autonomia, Planejamento, Flexibilidade, Foco, Criatividade e Comprometimento. Estes seis itens juntos farão com que o seu sonho saia do papel, afirmou o palestrante.
Este texto foi escrito por: Samir Souza
Last modified: outubro 25, 2002