Direto da Adventure Fair, em SP – O presidente da Embratur, Luiz Otávio Caldeira Paiva, foi a presença ilustre na abertura da Adventure Sports Fair, ontem, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Ele conversou com a reportagem do Webventure e disse que a entidade e empresas do meio vivem uma batalha decisiva pelo turismo de aventura e do ecoturismo no Brasil: torná-lo um produto de exportação trabalhado de forma sustentável. Confira abaixo a entrevista.
Webventure – Como se sente participando da quarta edição da Adventure Fair?
Luiz Otávio Caldeira Paiva É uma alegria estar aqui. O ecoturismo, o turismo de aventura, a pesca amadora são segmentos importantíssimos para o Brasil, o país é considerado o que tem o maior potencial no mundo nessas áreas. E Embratur, junto com o Ministério do meio ambiente, as ONGs, os empresários, estamos realizando um trabalho articulador para que os produtos brasileiros tenham uma melhor formatação, melhor venda. Esta é grande uma feira nacional, mas também estamos visualizando levar o ecoturismo ao exterior, para que se torne um grande produto de exportação brasileira. A natureza aguarda que saibamos utilizá-la, preservá-la e transformá-la numa fonte de renda das populações, estados para quem pode se utilizar da natureza de forma sustentável. A comercialização é parte deste processo que é longo, vai desde o estabelecimento das melhores práticas, projeto de certificação.
Webventure Qual desses é o maior desafio?
Luiz Otávio O maior desafio é a consciência, hoje mais avançada no Brasil. O desafio final é transformar tudo isso em produto sustentável, comercializá-lo e fazer com que os consumidores do exterior tenham não apenas conhecimento desses produtos mas de como o Brasil está trabalhando sustentavelmente esses produtos. O desafio é a gente divulgar isso.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: outubro 31, 2002