Foto: Pixabay

Guia “Escaladas de Minas” ganha revisão

Redação Webventure/ Montanhismo

Primeiro volume aborda escaladas na Serra do Cipó. (foto: Divulgação)
Primeiro volume aborda escaladas na Serra do Cipó. (foto: Divulgação)

O “Guia de Escalada em Minas”, escrito por Daniel Mariano e Eustáquio Júnior em 1999, foi totalmente revisado e se transformou em cinco volumes que foram recentemente lançados no estado de origem e no Rio de Janeiro. “Escaladas de Minas” conta com 150 fotos dos locais, mostrando as linhas das vias e alguns detalhes. Os mapas de 1999 foram refeitos e as informações sobre as vias foram corrigidas e/ou atualizadas até maio de 2002. No total, são cerca de 600 vias selecionadas, sendo que para algumas existem pontos de GPS devido a dificuldades de localização.

O primeiro volume da série é “Serra do Cipó”, abrangendo escaladas no Morro da Pedreira, Conceição do Mato Dentro e Tabuleiro. O segundo é “O Melhor do Calcário”, com a Gruta da Lapinha, Sítio do Rod, Gruta do Baú, Montes Claros e Pedreira do Bairro Amazonas. “Caeté, Caraça e Ouro Preto” é o título do terceiro livro da série, com a Serra da Piedade, Pedra Branca, Serra do Caraça (Pico Novos Horizontes e Garrafão), Pico do Itacolomi e Agulheiro.

O quarto volume é “Zona da Mata e Sul de Minas”, sobre a Serra do Lenheiro, Juiz de Fora e Região, Muriaé, Furnas, Pedralva, Pedra do Pântano e outros locais. Finalmente, “Terra dos Gigantes”, o quinto livro, aborda as grandes vias do Leste de Minas: Pedra da Baleia, Vale do Aço, Pedra Riscada (o maior monolito do país), Pedra da Boca e Rubim.

Para saber mais sobre os livros e onde adquirí-los, entre em contato com Daniel Mariano pelo e-mail daferma@zaz.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 7, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure