Foto: Pixabay

Penélope Charmosa faz pré-estréia no Brasileiro de Motovelocidade

Redação Webventure/ Parceiros

São Paulo – Ela só tem 12 anos, 1 metro e 50 de altura e 49 quilos . Mas determinação não falta para a brasiliense Raphaela Del Bosco . Ela vai competir na oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade , neste final de semana no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Raphaela será a única mulher da competição e a primeira do País a disputar a categoria 125 cilindradas.

A primeira providência da piloto foi dar um toque feminino na nova moto pintando-a de cor-de-rosa . “Escolhi o rosa para todos me reconhecerem nas provas . Me inspirei na Penélope Charmosa, personagem do desenho animado Corrrida Maluca”, diz Raphaela .

As corrridas de moto são uma tradição na família da menina . O irmão, Thiago, de 18 anos, está há três anos no Campeonato Brasileiro do Motovelocidade . O tio, Valberto Júnior, de 27, já correu. “Sempre acompanhei meu irmão . Foi daí que surgiu o meu interesse. Só estava esperando meu pai me dar uma moto,” diz ela .

Raphaela, que está na quinta série do Colégio Projeção em Brasília , sabe que enfrentará a cobrança dos pais por boas notas na escola para se manter nas pistas. A piloto também faz inglês, natação e não perde a série de desenho animado Looney Tunes, do canal Fox Kids . “Até colei um adesivo da Lola Bunny, personagem do desenho, em minha moto” , diz .

Se depender de apoio, Raphaela vai longe. Ela recebe o incentivo dos pais, os funcionários públicos, Eduardo e Cristina Del Bosco, e dos avós, principalmente o do avô José Luiz Del Bosco, que não perde um treino da garota . “No começo, fiquei com medo”,confessa a mãe. “Mas meu marido e meu filho me convenceram de que o esporte é seguro. Todos usam botas, capacetes e protetor de coluna. Em caso de acidente, ainda há médicos e bombeiros”, argumenta . Cristina também diz que a filha pode ter um futuro longo no esporte porque chega a ser até mais determinada que o irmão. “Ela é muito topetuda”, afirma a mãe.

Raphaela começou a treinar há menos de um mês mas já acelera a 135 quilômetros por hora nas pistas de Brasília . O maior ídolo dela é o irmão Thiago e o experiente piloto Alexandre Barros . “Quem sabe um dia não chego onde ele chegou,” diz a garota, sobre o único Brasileiro no Campeonato Mundial de MotoGP.

O campeão por antecipação da principal categoria, a Supersport, é o paulista Gilson Scudeler. Ele somou 151 pontos e não pode mais ser alcançado pelos concorrentes. César Barros , irmão de Alexandre Barros, defende o vice-campeonato. Brigam com ele pelo título de segundo lugar, Luis Carlos Cerciari, que tem 94 pontos, e Adilson “Cajurú” Magalhães, com 89. Cézar tem 97 pontos. Além da 125cc e da Supersport, a etapa terá ainda a categoria 500cc

Programação

Local: Autódromo de Interlagos (SP)

Sexta-feira
Treinos livres: das 9h30 às 15h30

Sábado
Treinos livres: das 9h10 às 13h00
Treinos cronometrados: das 14h às 16h30

Domingo
Warm up: das 9h às 10h20

Corridas
Força Livre SP: 12h
125cc: 13h
500cc: 14h15
Supersport: 15h30

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados nos revendedores Honda.

O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade é uma realização da Confederação Brasileira de Motociclismo e tem organização da Federação Paulista de Motociclismo. O patrocínio é da Honda e Mobil e co-patrocínio Vaz. A promoção é da Dunas Race.

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
Cláudia David / Ana Carolina Vieira
PABX: (11) 3865-5741 / 9646-5955
Claudia David (11) 3891-0751/ 9185-0062
E-mail: claudia.vip@terra.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

CBM
Assessoria de Comunicação William Santos
Tel (31) 3292 5522 / 9991 8461
Fax (31) 3292 5478
Site: www.cbm.esp.br
E-mail: comunic@cbm.esp.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira / Cláudia David

Last modified: novembro 13, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure