Foto: Pixabay

Markolf Berchtold vence o Brasileiro de 4X

Redação Webventure/ Biking

Markolf confirmou o favoritismo e levou o título. (foto: Divulgação)
Markolf confirmou o favoritismo e levou o título. (foto: Divulgação)

O primeiro Campeonato Brasileiro de 4X foi disputado em Atibaia (SP) nos dias 7 e 8 de dezembro. Essa nova modalidade veio para substituir as antigas provas de Dual e Slalon e consiste de uma prova-show, onde quatro pilotos largam de um gate no estilo BMX e disputam ombro a ombro a liderança numa pista com aproximadamente 350m, cheia de pulos, curvas de parede e obstáculos derivados do supercross e bicicross.

No sábado (7/12), aconteceram as provas das categorias Expert e BMX, categorias não oficiais, criadas como porta de entrada para a principal, que aconteceria no domingo. Na BMX, Blue Ojeda (São Paulo) foi o primeiro colocado, seguido de Anderson Pontes e pelo presidente da Federação Paulista de BMX, Eduardo Campos “Oklinhos”, também de São Paulo, que ficou com a terceira posição.

Na expert, o piloto Luiz Lancellotti (Refactor/ICB), de 15 anos, fez o melhor tempo nas classificatórias e depois de uma disputa acirrada com Mauro Aquino, ficou com a primeira colocação. Mauro veio em segundo e o terceiro lugar foi de Carlos Gonçalves.

Domingo – No domingo, a chuva caiu durante a tomada de tempo, aumentando ainda mais a emoção dos atletas e do público presente. A prova começou com a categoria Feminino, que contou apenas com a presença de duas meninas. Alcione Dias Teixeira (Osasco) caiu na tomada de tempo e não pôde disputar a final, entregando de bandeja o título para a mineira Graziela Pimenta (Morro Abaixo).

Na Elite, com condições de terreno variando de piloto para piloto, Markolf Berchtold (Global Racing) confirmou o favoritismo e fez o melhor tempo, Alcides “Juninho” (Juninho Bikeshop/Fox/Scott) veio em segundo e Sérgio Madruga (Trip Aventura) de Belo Horizonte foi o terceiro. São Pedro colaborou com a festa e a chuva deu uma trégua, deixando a pista perfeita para as baterias eliminatórias.

Os finalistas foram Markolf Berchtold (Global Racing), Robson “Urubu” (Joytech/ICB/Technium), Fabiano “Manteiga” (Mega Bikers) e Marcos “Chokito”, os dois primeiros vindos do downhill e os outros dois são pilotos de BMX.

O coração de todos os presentes começou a bater mais forte quando o gate caiu. Chokito largou na frente com Markolf logo atrás, em seguida vinham Urubu e Manteiga. Markolf, com uma estratégia de corrida já determinada, ultrapassou Chokito na segunda curva e assumiu a liderança. No obstáculo da última curva, Urubu passou Chokito e foi para a segunda colocação.

Manteiga se aproveitou de um pequeno erro de Chokito e passou o adversário a poucos metros da chegada. Com isso o primeiro título brasileiro de 4X foi para Markolf Berchtold. Urubu ficou com o vice, Manteiga foi o terceiro e Chokito o quarto.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 11, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure