Mais uma vez desembarco na África, a segunda vez na Tunísia. Já cheguei algumas vezes de avião, que me dá menos medo e enjôo do que de navio, como o regulamento exigiu nesta edição do Rally Paris-Dakar. O navio chega lento. Já começo a sentir saudades de coisas que não damos o devido valor no nosso dia-a-dia. Durante as próximas duas semanas não vou mais ter o prazer de sentar à mesa para saborear uma refeição. Banho, especialmente quente, passará a ser artigo raro e de luxo.
Aqui começam as coisas sérias, como costuma dizer o patrão do rali, Hubert Auriol. Temos a última oportunidade de admirar a paisagem, a nova arquitetura. Em terra firme sentimos um novo cheiro. O continente africano tem aroma especial. Antes que alguém tenha um pensamento errado ou pense mal de nós, lembro que estamos entrando pelo norte da África, onde predomina a cultura árabe. Ou seja, não é o perfume feminino que faz a diferença, já que elas estão escondidas nesta atmosfera.
Aqui o ar é diferente porque chegamos respirando rali. É melhor que as distrações e as brincadeiras fiquem para daqui a 15 dias, depois da chegada. Mas isso não impede que tudo seja muito divertido. Nada de ficar curtindo a paisagem. É melhor ter muita atenção nos metros que estão pela frente e o jogo é passar rápido onde se deveria andar devagar. A adrenalina é forte.
Quando aceleramos sofremos uma metamorfose. O que pode parecer imaginação se torna realidade. Por exemplo, aqui existe música. Sim, é o ronco do motor, que para muitos parece um barulho, mas para nós é uma sinfonia. Na verdade somos maestros e qualquer tom fora do normal deve ser detectado. Pode ser o sinal de uma má apresentação.
Temos que reger esta orquestra e deixá-la afinada. Ou seria melhor dizer na nossa linguagem de piloto, afiada? Afinal, quem quer vencer vem com a faca entre os dentes.
Acompanhe a cobertura do Paris-Dakar pelo site www.parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 40, é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e participa do rali Paris-Dakar há 15 anos.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática IBM Business Partner, Nera Telecommunications, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Kodak Professional, Adventure Gears, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg
Last modified: janeiro 5, 2003