Alpinistas escalando na fase de pré-produção do filme. (foto: Arquivo Extremo Sul)
A equipe de produção de Extremo Sul, o primeiro filme nacional sobre alpinismo, já deixou o Brasil. As filmagens começam em fevereiro, em San Carlos de Bariloche, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile. Neste mês, a equipe acompanhará o dia a dia dos alpinistas/personagens argentinos em suas cidades, casas, trabalho etc, mostrando como é a vida desses escaladores quando estão em “terra firme”, ou seja, longe da montanha.
Em março, o destino será a Terra do Fogo, cenário do filme. Ali se desenvolve o tema principal: a escalada do Monte Sarmiento. É uma montanha de 2.400m localizada numa região virgem e desolada, com acesso apenas pelo mar, em uma viagem de 12 horas de barco cruzando o Estreito de Magalhães.
Escalar esta perigosa montanha requer, além de técnica e coragem, um minucioso planejamento da via de acesso ao cume. Para filmar esta escalada são necessários conhecimento e domínio das condições técnicas e de trabalho na região. Expor pessoas e seus equipamentos a chuvas constantes e temperaturas em torno de zero e ainda produzir belas imagens para um filme, será o grande desafio da equipe do Extremo Sul.
A equipe – A direção do documentário é de Sylvestre Campe, que dirige e fotografa documentários de esporte e aventura para televisões do Brasil e da Europa, há mais de dez anos, e Monica Schmiedt, que estreou na direção justamente com um documentário filmado na Antártida. Mônica é também produtora do filme.
Jorge Duran, responsável pelos roteiros de mais de 20 filmes de longa-metragem, assina o roteiro do Extremo Sul. A fotografia está a cargo de Reynaldo Zangrandi – com longa experiência em documentários e Sylvestre Campe, que também vai escalar a montanha ao lado dos alpinistas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 10, 2003