Foto: Pixabay

Ex-campeão mundial de esqui vence etapa no Dakar

Redação Webventure/ Parceiros

Klever Kolberg simula estrangulamento em Luc Alphand no Dakar 2002 (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm/Divulgação)
Klever Kolberg simula estrangulamento em Luc Alphand no Dakar 2002 (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm/Divulgação)

Luc Alphand está correndo pela primeira vez em uma equipe oficial
de fábrica; carro com motor diesel nunca havia vencido trecho na prova

Luxor (Egito) – O ex-campeão mundial de esqui na neve, o francês Luc Alphand, escreveu o nome na história do Rally Paris-Dakar depois de vencer pela primeira vez uma etapa da prova na categoria geral dos carros. E pela primeira vez nos 25 anos de prova, um carro de motor diesel foi mais rápido em um trecho cronometrado. A 14a etapa do Dakar foi disputada nesta quinta-feira entre Dakhla e Luxor, no Egito, e teve 702 quilômetros no total, sendo 274 contra o relógio.

Alphand está correndo pela primeira vez numa equipe oficial de fábrica, a BMW. Ele estreou no Dakar em 1998 com um Mitsubishi Pajero. Em 2000, Alphand foi o grande adversário de Klever Kolberg, da equipe Petrobras Lubrax, vencendo a categoria Maratona. Klever terminou em segundo naquele ano.

Na edição 2002 o francês novamente foi a pedra no sapato de Kolberg, correndo também com um Mitsubishi Pajero Full diesel. Alphand venceu a Super Production Diesel e ficou em sétimo na classificação geral e Kolberg terminou como vice-campeão na categoria e oitavo entre todos os carros.

Correndo pela equipe de fábrica, Alphand está realizando o sonho de todos os competidores, já que com este tipo de infra-estrutura o desempenho sempre é muito superior.

Outro ex-adversário de Kolberg no passado é a alemã Jutta Kleischmidt, que competia na categoria motos. Naquela época Klever levava vantagem e hoje ela está na frente com um carro de fábrica. Em 2001 ela venceu o Paris-Dakar com um Mitsubishi Pajero Full oficial e atualmente defende o time da marca Volkswagen.

Os pilotos europeus e japoneses levam vantagem nesta evolução. Quando uma fábrica escolhe os representantes, vários pontos são levados em conta. A habilidade é muito importante, mas às vezes o diferencial é a nacionalidade do piloto. Os mercados europeu e japonês são mais atraentes do que países em desenvolvimento, como o Brasil. O mesmo acontece com os patrocinadores. Empresas da Europa e do Japão têm verbas maiores para investimentos nos pesados orçamentos das equipes oficiais.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Luxor (Egito)

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure