Paulo Atherino. (foto: J. P. Cauduro Filho)
A cidade de Florianópolis (SC) recebeu no último fim de semana (25 e 26/01) o primeiro Campeonato Nacional de Apnéia Indoor AIDA Brasil. O evento aconteceu no Lira Tênis Clube e contou com a participação de vários atletas, desde novatos até veteranos.
A previsão era de 20 participantes, mas os competidores de Curitiba não puderam comparecer devido a imprevistos. As provas realizadas foram apnéia dinâmica, com e sem nadadeira, e apnéia estática. O sábado foi reservado para inscrições, treinos livres e para a prova de apnéia dinâmica sem nadadeiras.
Na apnéia dinâmica, vence o atleta que percorrer a maior distância submerso em piscina de 25 ou 50m. Não se conta o tempo, apenas a distância percorrida.
Na manhã de domingo, aconteceu disputa de apnéia estática, onde foram estabelecidas marcas expressivas. No masculino, os dois primeiros colocados fizeram as maiores marcas brasileiras em competições. Os atletas com as maiores pontuações foram Paulo Atherino, no Masculino, e Karoline Meyer, no Feminino. Atherino fez o tempo de 6min44seg e Meyer marcou 5min25seg.
Disputa tranqüila – As provas seguiram sem incidentes, com apenas dois “sambas” (perda de controle motor que desclassifica o atleta) na prova de dinâmica sem nadadeiras, mas sem gravidade.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 28, 2003