Foto: Pixabay

Abele Blanc atesta que esteve no cume do K2 com Niclevicz

Redação Webventure/ Montanhismo

Abele Blanc  no cume do K2  em foto que foi enviada à imprensa por Niclevicz. (foto: Arquivo Waldemar Niclevicz)
Abele Blanc no cume do K2 em foto que foi enviada à imprensa por Niclevicz. (foto: Arquivo Waldemar Niclevicz)

Qual é a sua opinião? Escreva no Muro de Recados.

O alpinista italiano Abele Blanc confirmou que ele e o brasileiro Waldemar Niclevicz estiveram juntos no cume do K2 (8.611m), a segunda maior montanha do mundo, no Paquistão, em 2000. Abele, que é guia de montanha profissional, é descrito por Niclevicz como parceiro nas três tentativas de alcançar o cume do K2 feitas em 1998, 1999 e 2000.

Ele respondeu a um pedido de confirmação enviado pela FEMESP (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo) depois que o Webventure repassou à entidade um vídeo e fotos enviados ao portal por Niclevicz como sendo de suas ascensões no K2, Carstensz e McKinley.

“Confirmo que o meu amigo Waldemar alcançou o cume do K2 conforme o subscrito e tudo está documentando em foto e filme”, escreveu Abele, sem maiores detalhes, respondendo anteontem (04/02) ao e-mail enviado pelo presidente da FEMESP, Silvério Nery, no dia 31 de janeiro.

Na mensagem remetida pela entidade brasileira foi comentado o recebimento do material, que contém um depoimento filmado de Abele em que menciona Niclevicz e a difícil descida do cume, à noite, quando Abele decidiu deixar o brasileiro para trás.

“Pelo que se sabe é a primeira vez que Abele responde a esse questionamento. Outros escreveram sobre ele fazendo esta pergunta e não obtiveram retorno”, lembra Silvério.

O objetivo – A FEMESP continua analisando o material do alpinista. “Por enquanto não temos nenhuma posição oficial sobre o assunto”, destaca Silvério. A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e o Clube Alpino Paulista (CAP) também receberam cópias do vídeo e das fotos, repassadas pelo Webventure. O intuito do portal é, além de receber um parecer dessas entidades brasileiras, que o conteúdo seja enviado para análise da UIAA (federação internacional de alpinismo), da qual o CAP e a FEMERJ são representantes no Brasil.

Leia também: Webventure pretende que material enviado por Niclevicz seja analisado pela UIAA.

Qual é a sua opinião? Escreva no Muro de Recados.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 6, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure