Foram mais de 12 horas de prova. (foto: Érica Ferreira)
A segunda etapa do Circuito Carioca Adventure de corridas de aventura aconteceu no ultimo sábado (1/02), no município de Casimiro de Abreu.
Ao todo, 88 atletas do Rio, São Paulo e Brasília largaram largaram no estilo “Le mans”, pegando as bicicletas para percorrer cerca de 10 km de pequenas estradas, trilhas e pastos às margens do Rio Macaé.
Pordetrax foi a primeira equipe a atingir o PC1, uma hora e vinte minutos após a largada. A partir desse ponto, as equipes seguiram de bike n’run até a Fazenda da Prata para pegar as bóias de caminhão e seguir rio abaixo por cerca de 2 km. Apesar de tecnicamente simples, a velocidade e o volume de água do Rio Macaé fizeram muitos atletas acelerarem seus batimentos cardíacos neste trecho. Passado o susto inicial, o resto foi só curtição, um verdadeiro relaxamento para garantir energia para a próxima etapa: uma pirambeira de 600m de desnível.
No PC 3, a equipe Pordetrax permanecia na liderança. Alguns minutos atrás, as equipes Kalango do Cerrado, Niterói Adventure II, Expedições, Extinction e Oriente se alternavam nas próximas colocações. Até então, a navegação não era problema, nem mesmo para as equipes mais inexperientes. Eis então que surge um problema que renderia a desclassificação da prova para algumas das equipes favoritas: encontrar a entrada correta da trilha.
Desatenção e excesso de adrenalina fizeram com que os atletas da Expedições, Pordetrax, Cariocas da Lama e Niterói Adventure II se enveredassem por uma trilha paralela à trilha correta – o azimute semelhante era a garantia de que estavam no caminho certo. Após várias horas “batendo cabeça”, só restou a essas equipes se deslocar direto para o PC 9, já desclassificadas da prova.
Novo líder – Enquanto isso, no PC 5, a equipe Hippie assumia a liderança, seguida de perto pela Camelos Adventure, Extinction e Hippie II. Foram mais 6 km de estrada sob sol escaldante até atingir a cachoeira do Pai João, no Córrego da Luz. Os atletas seguiram pelo leito do rio entre tobogãs e saltos de cascatas de 3 a 4m até a Fazenda Figueira Branca (PC7).
A surpresa da etapa ficou por conta das embarcações até então desconhecidas dos atletas (jangadas de bambu (bili-bili) no estilo Eco-challenge Ilhas Fiji). E os remos? A equipe Hippie I deixou os bili-bilis na foz do Córrego da Luz quase meia hora à frente da segunda colocada, a Rapa Nui. Já exaustos, os atletas ainda tinham de percorrer mais 18 km de bike morro acima até a Fazenda Campos Elísios (PC 11), onde eles tinham de fazer o plantio de mudas de árvores nativas (ipês, sibipiruna, paineira, pau-ferro, etc.) às margens da Estrada Serramar.
Para chegar ao PC 11, a equipe Camelos Adventure optou por um caminho mais curto (Quilombo) ao invés de seguir pela Estrada Serramar como as outras equipes fizeram. A forte declividade da subida do Quilombo representou problemas para a equipe, que acabou completando esse trecho com mais de uma hora e meia de desvantagem em relação às demais equipes.
No PC 12, as equipes se dividiram. Um atleta seguiu pela margem direita do Rio Macaé para fazer a tirolesa, enquanto os demais iriam fazer o rapel na outra margem. A tirolesa cruzava o rio Macaé sobre uma cascata de 30 m de altura terminando com um verdadeiro “freio-hidráulico” (mergulho no rio).
O rapel foi feito em um paredão vertical de 25m, com trechos negativos. No final da etapa de técnicas verticais, a equipe tornava a se reunir para se deslocar para a chegada.
Com cerca de 12 horas de prova, a equipe carioca Hippie, composta por Jamil, Sérgio Marcondes e Mila foi a primeira a cruzar a linha de chegada na categoria Expedição. As equipes Rapa Nui e Camelos Adventure ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Na categoria aventura, a vitória ficou com o pessoal da Rio Sport Rápidos e Rasteiros I e o segundo lugar com a equipe Nomad – On the Rocks. A equipe Rio Offroad ficou com o troféu de melhor dupla. A próxima etapa ocorrerá em maio de 2003, no Estado do Rio de Janeiro. O local exato da prova só será divulgado na semana da prova.
Classificação final
Categoria Expedição
1º lugar – Hippie
2º lugar – Rapa Nui
3º lugar – Camelos Adventure
4º lugar – Niterói Adventure I
5º lugar – Oriente
6º lugar – Hippie II
Categoria Aventura
1º lugar -Rio Sport Rápidos e rasteiros I
2º lugar – Nomad/On the rocks
Categoria Alternativa
1º lugar – Elementais
Categoria Dupla
1º lugar – Rio Offroad
2º lugar – Mucanho
3º lugar – Grumo Croma
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 6, 2003