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Xandynho ansioso para a estréia

Redação Webventure/ Parceiros

Xandynho Negrão (foto: )
Xandynho Negrão (foto: )

São Paulo – Quando começou a correr de kart, no final da década de 90, Xandynho Negrão, não tinha idéia de que iria chegar tão rápido a uma das categorias mais velozes e importantes do automobilismo: a Fórmula-3 Sul-Americana.

“Lógico que entrei no automobilismo com o tradicional objetivo de chegar à Fórmula-1. Mas no início parecia um sonho distante”, comenta o piloto, vice-campeão brasileiro de kart (2001), que vai correr na Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports.

Em 2003, depois de três anos competindo no equilibrado kartismo paulista, Xandynho vai correr na F-3 Sul-Americana, a mais importante categoria de acesso da América Latina.

“E imaginar que há pouco tempo eu estava começando no kart e hoje estou estreando em uma categoria rápida e competitiva, como é a Fórmula-3, me deixa muito ansioso. É agora que vou saber se tenho mesmo talento para o automobilismo, já que corri só três anos de kart. Tenho responsabilidades”, comenta.

A primeira responsabilidade a qual Alexandre Sarnes Negrão se refere está no sobrenome. Filho de Alexandre Funari Negrão, o Xandy Negrão, um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos da história do automobilismo brasileiro, Xandynho encara a tarefa de honrar o nome da família, que ainda conta com Guto na Stock Car V8, de uma maneira descontraída e com bom humor.

“Sei muito bem da minha capacidade e vou lutar para conseguir meu objetivo. Não quero ficar pensando nessa obrigação de andar bem. Quero minha independência”, brinca o piloto.

Xandy Negrão vai acompanhar o filho em todas as provas da F-3.

“Minha principal meta este ano é estar junto do Xandynho. Se eu não parasse de fazer algumas corridas da Stock, não teria um fim de semana livre para curtir as outras coisas que me dão prazer”, explica Xandy Negrão, que dá total apoio à carreira do filho, mas avisa:

“Já conversei com ele e chegamos à conclusão de que terá dois anos para mostrar que pode mesmo ser piloto profissional. Senão, vai trabalhar e o automobilismo será um hobby, como foi para mim”.

Correr com a estrutura da Piquet Sports será o outro desafio para Xandynho Negrão. No ano passado, Nelsinho Piquet, conquistou o título da Fórmula-3 Sul-Americana de maneira arrasadora: em 18 etapas, foram 16 poles e 13 vitórias, terminando com o título, 107 pontos a frente do segundo colocado.

“Lógico que é uma grande tarefa guiar um carro de uma equipe que obteve tanto sucesso. Mas nem de longe passa pela minha cabeça conseguir repetir o feito do Nelsinho. Quero sentar e acelerar com a cabeça tranqüila. Essa é minha receita”.

Ano de adaptação e aprendizado

Antes de fechar com a Piquet Sports, Xandy Negrão conversou com outras equipes, mas acabou optando pelo melhor pacote técnico.
“Falei com outras três equipes (Amir Nasr, Cesário F3 e Avallone), mas a Piquet Sports me ofereceu as melhores condições”, explica Xandy Negrão.

“Tive a oportunidade de comprar o time, mas optei mesmo por usar aestrutura que já estava montada e demonstrou ter a capacidade para realizar um trabalho de sucesso.”

Para encarar a temporada 2003, Xandynho começou a treinar ainda em 2002, mais precisamente em setembro, no Autódromo Internacional de Brasília.

“Desde então não tenho parado mais de testar. Um dos grandes benefícios da Piquet Sports é o fato da sede da equipe ficar em um hangar dentro do circuito de Brasília”, explica. “Com certeza isso foi o motivo pelo qual optamos em correr com a equipe do Piquet.”

E para a estréia na categoria, nos dias 22 e 23 de março, no Autódromo de Curitiba, Xandynho está tranqüilo a corrida da F-3 Sul-Americana será disputada como preliminar da 1.ª etapa do Campeonato Brasileiro Stock Car V8.

“Fizemos bons testes na pré-temporada e pude me acostumar com o carro e todas as suas opções, como a telemetria ea troca de marchas através do sistema power shift. Tudo vai ser muito novo para mim, nem largar com o carro parado eu tenho experiência. Neste ano quero aproveitar o máximo para aprender. Só mesmo em 2004 que vou estar totalmente adaptado ao carro. Aí sim acho que poderei entrar de vez na briga pelo título”.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.

Este texto foi escrito por: Fabrício Lima

Last modified: fevereiro 19, 2003

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