Foto: Pixabay

Programa une surfe e estudo dos recifes de corais

Redação Webventure/ Aventura brasil, Outros

Chegou ontem (08/03) ao Brasil o Quiksilver Crossing, um projeto de surfe a bordo de um barco de exploração que concilia relatos sobre o estados dos recifes de corais pelo litoral do mundo afora. O barco deixou Papua Nova Guiné em março de 1999, originalmente, com o objetivo de explorar as águas do Pacífico Sul durante um ano, mas os resultados dos estudos e experiências desenvolvidos pela equipe foram tão bons, que a Quiksilver decidiu manter o projeto e completar uma volta inteira no mundo, até o final de 2005. A ilha de Fernando de Noronha (PE) foi o local escolhido no Brasil.

A tripulação que inclui os atletas brasileiros James Santos e Jihad Kodhr a bordo (patrocinados da Quiksilver Brasil) deve ficar aqui até 28 de março. Depois o projeto segue até a América Central e, em seguida, Estados Unidos.

Além de descobrir e surfar novas ondas, a equipe de exploração está coletando dados científicos em recifes de corais isolados. O projeto é feito em parceria com um programa apoiado pelas Nações Unidas, o Reef Check – uma organização sem fins lucrativos que funciona como uma base em cada comunidade, representando a United Nations Global Coral Reef Monitoring Network. A tarefa é trabalhar junto às comunidades, governos e empresas para monitorar cientificamente, preservar e recuperar recifes de corais e seu bem estar.

Reconhecimento – O projeto recebeu prêmios da Surfing Austrália e da United Nations Environment Program, em reconhecimento à sua contribuição ao meio ambiente em 1999 e 2001, respectivamente.

Segundo Gregor Hodgson, diretor da Reef Check, esta visita do Quiksilver Crossing ao Brasil é uma oportunidade excelente para trazer uma mensagem de esperança para a América Latina inteira. “A saúde do mundo depende da saúde de nossos oceanos e, especialmente, dos recifes de corais”, disse. “O Brasil é abençoado com recifes de corais únicos e que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 8, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure