Foto: Pixabay

Órgão máximo do alpinismo diz que Niclevicz
escalou o K2

Redação Webventure/ Montanhismo

Imagem de Niclevicz no cume do K2  em 2000. (foto: Abele Blanc)
Imagem de Niclevicz no cume do K2 em 2000. (foto: Abele Blanc)

A UIAA, entidade máxima do alpinismo no mundo, afirmou nesta semana, ao Webventure, que é verdadeira a ascensão do alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz no K2 (8.611m), a segunda maior montanha do mundo. A conclusão foi baseada em dados como o dia e os horários da escalada, de acordo com o que Niclevicz diz em um vídeo que teria sido gravado no cume da montanha.

O material, que também incluía fotos digitais, foi enviado à instituição pelo Webventure depois de ter sido remetido a órgãos de imprensa por Niclevicz, em janeiro deste ano, com a intenção de comprovar as escaladas. O alpinista anunciou a chegada ao cume do K2 em 29 de julho de 2000, como primeiro brasileiro a realizar esta escalada, na companhia do alpinista italiano Abele Blanc.

A confirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Expedições da UIAA, o irlandês Joss Lynam. Ele respondeu ao Webventure dizendo que os dados enviados possibilitaram que ele verificasse os registros sobre o feito. “É definitivamente verdadeiro, correto na data e no fato de ter acontecido na companhia de Abele Blanc. Foi confirmado também pelo fato de que, entre 29 e 31 de julho de 2000, as condições foram boas no K2 e assim 19 montanhistas alcançaram o cume. E Abele abriu a trilha”, completou Lynam.

McKinley e Carstensz – Lynam não emitiu conclusões sobre as escaladas do McKinley e do Carstensz, pontos culminantes da América do Norte e da Oceania, respectivamente, e cujas fotos e imagens em vídeo também foram enviadas à imprensa por Niclevicz e repassadas à UIAA pelo Webventure. “Há muitas ascensões no McKinley para se ter tudo registrado. Quanto ao Carstensz, não tenho as imagens para comparar”, afirmou. “Mas, em vista da autenticidade da escalada do K2, não há razão para não acreditar nas demais escaladas.”

E finalizou: “É política da UIAA acreditar na veracidade dos feitos dos montanhistas, a menos que haja evidência do contrário. E neste caso não há”.

Sobre a Comissão – A atividade da Comissão de Expedições da UIAA é gerenciar informações e preparar a lista anual de conquistas e novas rotas nas grandes montanhas. Lynam foi presidente da Comissão até 2002 e continua exercendo a função até que seu sucessor seja eleito. Como montanhista, ele já esteve em expedições no Karakoram (a cadeia de montanhas que compreende o K2), Himalaia, no Peru e na China.

Reportagens anteriores:

  • Federações não emitem conclusão sobre o material;
  • American Alpine Club confirma as três escaladas;
  • UIAA recebe material de Niclevicz;
  • Parceiro de Niclevicz se manifesta;
  • Vídeos e fotos são enviados às federações.

    Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

    Last modified: março 12, 2003

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure