Foto: Pixabay

Pesquisadores unem esforços para salvar o pau-brasil

Redação Webventure/ Aventura brasil

A Fapesp está reunindo pesquisadores e fabricantes de instrumentos musicais, de todo o país, para discutir plantio e exploração racional de pau-brasil, a madeira símbolo do Brasil corre sério risco de extinção, sobretudo por ser a preferida para se criar certos instrumentos musicais.

Após séculos de exploração predatória ininterrupta, o pau-brasil (Caesalpinia echinata) ainda hoje é derrubado e comercializado, apesar da proibição legal de corte. Para reverter esta situação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) promove o simpósio “Pau-Brasil, Ciência e Arte”, até amanhã (14/03), em São Paulo. O evento reúne os diversos grupos de pesquisa que já trabalham com a espécie, no Brasil, e os fabricantes de instrumentos musicais arcos de violino, em especial feitos com a madeira.

O objetivo é levantar o máximo de informações possíveis sobre o pau-brasil. Iniciado em 2001 para terminar em 2004, o projeto temático deve resultar num livro, a ser lançado em 2004. Até lá, parte das informações ficará disponível num banco de dados virtual, que já está funcionando, hospedado no site da Sociedade Botânica de São Paulo (www.botanicasp.org.br.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 13, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure