Foto: Pixabay

Na pauta, transgênicos e outras lutas do Greenpeace

Redação Webventure/ Parceiros

O palestrante Emílio Pompeo  do Greenpeace. (foto: Divulgação)
O palestrante Emílio Pompeo do Greenpeace. (foto: Divulgação)

“Faça a sua parte na preservação do meio ambiente”: este é o tema da palestra de abertura da edição 2003 do Circuito Webventure de Palestras. No evento gratuito marcado para esta quarta-feira (26/03), em São Paulo, alimentos transgênicos, exploração ilegal de madeira na Amazônia, e poluentes estão entre os assuntos que Emílio Pompeo Moncaio, do Greenpeace, vai abordar.

Emílio é coordenador de eventos e captação de recursos no departamento de desenvolvimento do Greenpeace Brasil. Viaja pelo país realizando palestras e eventos da organização, e participando de debates. As três campanhas atuais do Greenpeace serão o foco da palestra que ele fará no Circuito.

A primeira se relaciona aos alimentos transgênicos (geneticamente modificado). O Greenpeace tem travado pelo mundo uma luta para que se comprove que esse tipo de alimento realmente não traz danos à saúde nem ao meio ambiente, como dizem as indústrias. “Até agora isso não foi provado”, alerta Emílio. “O que o Greenpeace quer não é a proibição dos transgênicos, mas um prazo na produção e venda desses alimentos para que se estude seus efeitos.”

Surpresa – Na palestra, Emílio vai explicar como os transgênicos são feitos. “Eles são quase 100% iguais aos alimentos comuns, inclusive no gosto. Tem muitos alimentos que consumimos no dia a dia que são geneticamente modificados. Vou levar uma lista e muita gente vai se surpreender”, avisa.

A exploração ilegal da madeira na Amazônia será outro tópico. Emílio vai descrever o trabalho dos integrantes do Greenpeace que vivem na Amazônia atuando especificamente nesta campanha. “São estrangeiros e brasileiros vindos principalmente de São Paulo. Vivem uma situação bastante perigosa lá. Eles moram no escritório do Greenpeace, sob a proteção da Polícia Federal”, adianta.

Poluentes orgânicos persistentes, que acumulam nos organismos e ambientes e com o tempo podem causar problemas de saúde do ser humano são o terceiro tema de campanha do Greenpeace e Emílio vai dar detalhes sobre essa ameaça na palestra. Também haverá espaço para que os participantes façam perguntas sobre outros temas ligados à preservação do meio ambiente.

Emílio, que normalmente tem universitários como público em suas palestras, confirma que tem crescido o interesse das pessoas em torno desses temas. E quando elas se informam sobre o assunto, passam a se preocupar em fazer a sua parte. “A partir do momento em que descobre o que é o transgênico ou aprende sobre os efeitos da exploração ilegal de madeira, a pessoa quer saber como proceder para evitar isso”, destaca Emílio. “Começa uma mudança de comportamento. E esse é o nosso grande objetivo.”

Agende-se – A palestra neste dia 26 de março começa pontualmente às 20h30, no auditório da Competition (rua Cincinato Braga, 520, Bela Vista, São Paulo-SP). As inscrições estão encerradas.

Realizado pelo terceiro ano, o Circuito Webventure de Palestras tem apoio da Competition. Para mais informações, acesse: www.webventure.com.br/circuitodepalestras

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure