Foto: Pixabay

Relembrando a história…

Redação Webventure/ Montanhismo

Logo após a queda das torres em Nova York escrevi uma coluna para o Webventure, com o título “Por que eu escalo?”. Lembro-me de filosofar um pouco sobre o assunto, mas também transcrevi uma parte do editorial da revista “Climbing”, americana, na qual seu editor, Duane Raleight, deu a seguinte declaração ao ser perguntado por que escalava:

“Já dei respostas como: porque não sou bom em esportes com bola até não tenho mais o que fazer, no entanto três aviões cheios de passageiros caíram sobre o World Trade Center e o Pentágono em 11 de setembro de 2001. Imediatamente a loja de equipamentos outdoor REI doou cinco mil dólares em dinheiro às vítimas, La Sportiva forneceu 300 pares de botas aos voluntários no resgate, Gregory Montain Products deram sitemas de hidratação, Montain Hardware ofereceu capas de chuva. Clif Bar, Power Bar e Liberty Montain Sports deram juntas mais de 250.000 barras energéticas. Assistindo as notícias na televisão via-se claramente pessoas trabalhando com headlamps da Petzl e Princteon Tec.

Paragon Sporting Goods, Eastern Montain Sports, Patagonia e Ramsey´s esvaziaram suas prateleiras também. Em apenas uma semana mais de três milhões de dólares foram oferecidos em prol da causa humanitária. A generosidade da comunidade escaladora e outdoor nos faz mais próximos uns dos outros. Por isso, agora quando me perguntam porque eu escalo a resposta será bem mais fácil: COMUNIDADE.”

Passou-se um ano e meio desde então… foram meses de operações anti-terrorismo, negociações e exigências americanas perante a ONU (Organização das Nações Unidas). Não preciso nem dizer que foi tudo jogado para o ar. Podemos assistir pela televisão, ao vivo, 24 horas por dia, que de nada adiantou tanta negociação… Os EUA, em sua atitude capital-imperialista, atacaram o Iraque sem piedade e sem o consenso do resto do mundo.

Outro lado – Será que na próxima edição da “Climbing” poderemos ler o editorial e ter a oportunidade de ver empresas americanas, igualmente esforçadas, juntando milhões de dólares para ajudar as vítimas iraquianas da guerra? Duvido…

Como sempre, a visão linda e filosófica do problema só é vista pela perspectiva do lado interessado. Dor, sofrimento, chacina de civis aos olhos do mundo e o pior de tudo, o nascimento de milhares de Bin Ladens, com ou sem a vitória bélica dos EUA…isso eles não enxergam… É uma pena, e para todos nós.

Este texto foi escrito por: Alê Silva (arquivo)

Last modified: abril 14, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure