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Inovações no Rally Rota Sul

Redação Webventure/ Offroad

Com um toque no botão  macaco levanta o carro a cerca de 1 metro de altura. (foto: Luciana de Oliveira)
Com um toque no botão macaco levanta o carro a cerca de 1 metro de altura. (foto: Luciana de Oliveira)

O Rota Sul está sendo usado por algumas equipes como oportunidade para testar equipamentos novos. A Mitsubishi, por exemplo, tem uma preparação especial para encarar o primeiro dia do rali, que será em areia. Caso o carro atole, basta apertar um botão e o piloto apenas assiste ao veículo levantar cerca de um metro de altura, um lado de cada vez.

“Estamos com esse macaco hidráulico igual ao usado no Dakar, mais guincho High Pull, âncora, rampas de desencalhe, pás, enfim, deixamos de lado a performance e a velocidade do carro para ter segurança neste dia. Depois vamos tirar esses equipamentos e visar um maior desempenho do carro nas estradas entre Rio Grande e Bagé”, explica o piloto Guilherme Spinelli, que nesta temporada corre com a L200 Evolution Diesel, carro projetado e construído no Brasil.

Só falta o cd player – O caminhão de André Azevedo e Róbson Pereira, campeões do Sertões 2002, ganhou câmbio automático, que veio da Alemanha, além de mais potência no motor. “Agora só falta cd player e ar condicionado para ser uma verdadeira Mercedez”, brinca Róbson.

O veículo também ficou mais pesado. “Acho que é o caminhão mais pesado do rali, está acima dos 8 mil quilos. É muito peso e isso vai trazer dificuldades pra gente”, explica o navegador. “O GPS, que vamos utilizar neste rali, apesar de ser uma máquina que facilita a navegação por dizer exatamente onde você está, nem sempre ajuda porque você não pode seguir reto para onde deve ir, depende do piso… Com o carro pesado, vamos ter de ir desviando. No primeiro dia vai ser assim”, prevê.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: abril 17, 2003

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