Foto: Pixabay

Categoria Expedition visita castelo de Assis Brasil

Redação Webventure/ Parceiros

Bagé (RS) – Um dos passeios mais comemorados pelos integrantes da categoria Expedition do Rally Rota Sul foi a visita a um castelo de pedra no município de Pedras Altas. A caravana saiu às 7 horas da manhã de Rio Grande com destino a Bagé. Os participantes partiram bem cedo para poder percorrer o mesmo trecho cronometrado da competição antes da largada da primeira moto. Depois de enfrentarem muita lama, eles pararam para visitar o castelo.

A obra, toda de pedra, foi construída por Assis Brasil no período de 1907 a 1913. Nascido em São Gabriel, Joaquim Francisco de Assis Brasil – diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor – escolheu construir o castelo numa das paisagens mais isoladas do Rio Grande do Sul com o objetivo de enobrecer o campo. O diplomata sempre achou que o arado e o livro eram as ferramentas do progresso. Prova disso é que dentro do castelo há uma biblioteca com 20 mil livros, alguns raros. É o maior acervo privado da América latina.

A recepção – Logo na chegada, a equipe da Expedition foi recebida por Rodrigo, bisneto de Assis Brasil. Ele é um dos que cuidam do castelo e toda a preciosidade que existe lá dentro. Assim que entramos, vimos móveis de madeira maciça importados de Paris e Nova York que no passado acomodaram muitos políticos, revolucionários e intelectuais. Treze lareiras se espalham pelos 44 cômodos.

Existem estátuas, espadas antigas e um relógio que pertenceu a Bento Gonçalves, o comandante da Revolução Farroupilha. Retratos amarelados revelam segredos da família de Joaquim Francisco de Assis Brasil e mostram fragmentos da história do Rio Grande do Sul. Entrar na fortaleza é como voltar a um passado de sonhos e ideais.

Em 1999 o castelo de Pedras Altas foi tombado pelo Governo. Até hoje, descendentes de Assis Brasil como, o bisneto Rodrigo, preservam tudo o que existe dentro e em torno dele. Zelam por cada fotografia, livro, cristal, prataria. Guardam datas e acontecimentos que contam a história do Rio Grande do Sul.

Impossível deixar o castelo sem ficar encantado com a riqueza de detalhes e com a herança cultural deixada por Assis Brasil. De lá, os integrantes da Expedition continuaram a viagem pelo rali passando por mais um trecho cronometrado até chegar a Bagé, prontos para um outro dia.

O Rally Rota Sul é organizado e promovido pela Dunas Race e tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é da Volkswagen Caminhões e Ipiranga. Co-patrocínio: Citrus Real e BF Goodrich. Apoio: Nera, Rádio Eldorado, Estado do Rio Grande do Sul, Binotto, Brazul, Yassuda Seguros e site Webventure.

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na internet: www.vipcomm.com.br
Celulares: (11) 9917-0056/9646-5955

Este texto foi escrito por: Cláudia David/VipComm

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure