O chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Léo Nascimento, divulgou anteontem (07/05) um comunicado aos visitantes alertando sobre a atividade de guias na unidade. Na carta é explicado que o Itatiaia “não tem guias, não indica guias e não se responsabiliza pelo trabalho dos guias no interior do Parque”. Localizado entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Parque é um dos mais conhecidos do país e bastante procurado para a prática da escalada e do trekking.
No comunicado, é avisado que “o guia que solicitar qualquer tipo de cobrança a visitantes que necessitem de socorro terá a sua credencial cassada pelo Parque”. Os funcionários da unidade também são proibidos de cobrar para atuarem como guias. Leia abaixo a carta na íntegra.
Comunicado
“O Parque Nacional do Itatiaia comunica aos seus usuários que:
1 Não tem guias, não indica guias e não se responsabiliza pelo trabalho dos guias no interior do Parque;
2 Existe um sistema de cadastramento de guias apenas para fins de controle;
3 O guia que solicitar qualquer tipo de cobrança a visitantes que necessitem de socorro terá a sua credencial cassada pelo Parque;
4 O Hotel Alsene nada tem a haver com o Parque;
5 Não é permitido acampamento dentro do Parque até que sejam realizados estudos de viabilidade da inexistência de impacto ambiental;
e 6 Fica terminantemente proibido aos servidores e pessoas a serviço do Parque atuarem como guias, mediante cobrança por serviços prestados aos usuários.
Itatiaia/RJ, 07 de maio de 2003.
LÉO NASCIMENTO
Chefe do Parque Nacional do Itatiaia“
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 9, 2003