Foto: Pixabay

Eliseu Frechou e Karina Filgueiras concluem Leaning Tower

Redação Webventure/ Montanhismo

Os montanhistas brasileiros Eliseu Frechou e Karina Filgueiras terminaram no último domingo (25/05) à noite a primeira ascensão brasileira na parede Leaning Tower, nos Estados Unidos. O trajeto escolhido foi a via West Face que apresenta alta dificuldade (A3) e nunca foi escalada por brasileiros. A parede é considerada a mais negativa da América, com 110º de inclinação na parte de baixo e 95º na de cima.

A escalada durou três dias. No primeiro, a dupla transportou os materiais; no segundo, fixou 120 metros de corda; e no terceiro, finalizou a aventura. Nesse meio tempo, eles tiveram de dormir lá, mas isso não foi obstáculo. “Escalar a Leaning Tower era um sonho antigo nosso e foi muito legal realizá-lo”, comenta Frechou. “Conseguimos finalizar a via em apenas 3 dias, sem prejudicá-la. Colocamos o menor número de grampos possível”.

O clima, apesar de frio para essa época do ano, não atrapalhou a escalada dos montanhistas. A temperatura esteve na média dos 15 graus, chegando a zero grau durante a noite. “Nos primeiros dias, houve tempestades e raios. Por isso, começamos um dia depois do previsto.”

Objetivos – Essa foi a segunda ascensão que Frechou realizou nesse mês. No último dia 20, ele concluiu a primeira escalada solitária de um brasileiro na via Yosemite Point Less, na cachoeira Yosemite Falls, a maior dos Estados Unidos e quinta maior do mundo.

O montanhista saiu do Brasil no começo de maio para realizar a primeira ascenção de um brasileiro sozinho no El Capitan, mas o mau tempo acabou fez com que mudasse seus planos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 28, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure