Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí (SP). (foto: Fernanda Preto)
Como fotógrafa, algumas vezes busco reproduzir a cena de forma verdadeira, assim como ela existe. Para isso, é necessário ter o conhecimento das cores. E chegar o mais próximo da luz real, ambiente, controlando as fontes de luz.
A cor é tão complexa quanto a própria luz. Para dominar a cor, o fotógrafo tem que aprender a observar e a manipular a luz com conhecimento de cor e muita sensibilidade. É necessário saber que é uma propriedade de luz e não somente de objetos.
Para entender melhor sobre cor, precisamos entender sobre luz, pois graças à ela que enxergamos as cores, tanto natural como de flash.
As fontes
A luz forte do sol é geralmente a pior iluminação para retratos. Ela pode causar sombras nos rostos de pessoas ou fazê-las piscar. Uma luz dura, direta, pode realçar uma imagem que tenha sua maior parte na sombra. Já a luz difusa favorece um rosto, pois dá um tom sutil e uniforme. Para obter essa luz pode-se rebater a luz principal.
As luzes que se tem de manhã cedo ou no fim da tarde e até mesmo tarde da noite são as melhores para se fotografar, pois dão um tom suave e delicado. Leia mais sobre as luzes naturais:
Luz do começo da manhã: suave e delicada;
Luz do meio-dia: contraste acentuado, mais nítido. Sombras curtas e tons densos. Saturação das cores;
Luz do entardecer: produz um brilho dourado. Recomenda-se velocidades baixas, e uso de tripé;
Luz da noite: a luz da rua, das vitrines, sinais fluorescentes, anúncios luminosos e os faróis dos carros. Depois da chuva é sempre uma boa hora para fotografia noturna: as ruas molhadas e as poças de água refletem qualquer luz.
Na fotografia noturna é preciso prestar atenção no contraste entre as áreas bem iluminadas e as sombras. Por exemplo, em uma área bem iluminada, use ISO 400, com uma exposição de 1/60S com F.4.
Dependendo do tipo de fotografia noturna que queira fazer, você pode escolher entre usar o tripé com uma exposição demorada ou fotografar com a máquina na mão e com um filme rápido. Se quiser fotografar sem movimento use filmes de grão fino e tempo de exposição de alguns segundos.
Mas se quiser fotografar os movimentos da noite, as luzes dos automóveis, estrelas riscadas. Usando o tripé com a câmera em B, você terá que agir na base de tentativa e erro, através de exposições experimentais. Isso significa fazer 3 ou 4 exposições da mesma cena com várias velocidades e aberturas diferentes.
Cores – Cada cor pode valorizar uma idéia em especial:
Fonte de pesquisa: Guia Completo de Fotografia, de John Hedgecoe.
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure
Last modified: junho 12, 2003