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Consultor deu as dicas para se obter patrocínio

Georgios deu especial atenção ao item orçamento: o custo tem de ser razoável e o projeto deve compensar esse investimento. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
Georgios deu especial atenção ao item orçamento: o custo tem de ser razoável e o projeto deve compensar esse investimento. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

“Todos temos sonhos e queremos que alguém pague por eles”. Com esta frase Georgios Hatzidakis iniciou ontem (25/06) a palestra sobre “Como viabilizar seu evento ou expedição”, que fez parte do Circuito Webventure. Contando novamente com o auditório lotado da academia Competition, em São Paulo, o evento desta vez abordou dicas para conseguir o que todo mundo que tem um projeto quer: um patrocinador.

É uma unanimidade que num projeto de expedição, evento ou patrocínio para equipes, o mais difícil é conseguir quem concorde em bancá-lo. No mundo da aventura não é diferente. Mas Georgios destacou que seja qual for a área envolvida no projeto, é fundamental ter profissionalismo e se apegar a conceitos comerciais.

O consultor de Marketing e Administração Esportiva lembrou que às vezes é preciso deixar de lado a carga emocional. “Às vezes você chega no patrocinador e diz: ‘Você tem que patrocinar isso. Por quê? Ora, é o meu sonho, ninguém fez nada assim, etc.’ Mas o seu projeto é que tem de ser um bom negócio para a empresa.”

Georgios explicou que para um projeto obter patrocínio é fundamental que se enxergue o projeto como um produto; e o eventual patrocinador como um cliente. “O objetivo é vender o seu produto, portanto é necessário que ele seja algo que atinja as necessidades do patrocinador, o público-alvo dele, etc. Descubra o que ele quer e procure adequar o seu projeto às necessidades deste cliente”, ensinou.

Para descobrir quais são essas necessidades, não há atalho: é preciso pesquisar bastante. Em outras palavras, informar-se. Primeiro, selecione que empresas têm o mesmo público/imagem que o seu projeto atingiria. Depois aprenda tudo sobre elas.

Não é só a divulgação que se pode oferecer para o potencial patrocinador. “Hoje em dia o marketing de relacionamento, por exemplo, é bastante aceito. Você pode oferecer benefícios para os clientes da empresa patrocinadora”, destacou Georgios.

Georgios também comentou sobre como montar o projeto de patrocínio. “É preciso mostrar o que é a sua proposta, de forma objetiva e clara. Deve-se incluir os dados do produto, que faixa-etária vai atingir, quais os hábitos de consumo desse público, o perfil-sócio econômico dele, etc”, avisou. E aconselhou que o projeto pode estar numa pasta simples, num disquete ou em formato de vídeo. Só é preciso ter cuidado com excessos.

“Uma dica é jamais utilizar palavras negativas. Num projeto de esportes de aventura, por exemplo, nunca use a palavra ‘acidente’, pois muitas modalidades já carregam um estigma de atividade de alto risco”, lembrou o palestrante. Outra dica de Georgios é que se inclua na apresentação do projeto layouts e perspectivas de divulgação do patrocinador como se a parceria já estivesse fechada.

O custo – O palestrante deu atenção especial ao item orçamento. “Seu produto tem que ter um orçamento razoável e compensar o investimento que for feito nele”, explicou. “Ninguém compra um produto que não vale o que custa. Ponha-se no lugar do patrocinador e se pergunte: você pagaria essa quantia por esse produto?”.

Na hora de enviar o projeto, Georgios recomenda que esteja em nome do responsável pela área da empresa que decide este tipo de parceria. E diz que o ideal é conseguir apresentar pessoalmente a sua proposta. “Claro que é necessário descobrir quem é que decide na empresa. E contar com um tanto de sorte para chegar até a pessoa”, disse Georgios.

O profissionalismo deve ser mantido desde o momento da apresentação até o fim da parceria. “Por isso é necessário, por exemplo, que a pessoa esteja preparada para aparecer em público, dar uma entrevista. Enfim, lembrar que ela está representando uma empresa, que é a sua patrocinadora, e deve ter uma postura condizente”.

E finalizou: “Dinheiro existe. Dá para todo mundo ganhar. Basta trabalhar sério”.

Circuito vai continuar – Ao final da palestra foram sorteados cinco exemplares do Guia dos Mochileiros. O Circuito Webventure de Palestras terá continuidade no próximo semestre. A agenda será divulgada em breve no portal. Neste ano, já fizeram parte do evento, além de Georgios, os palestrantes Emílio Pompeo, do Greenpeace; Valdir Pavão; e Aulus Sellmer.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 26, 2003

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Redação Webventure
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