Foto: Pixabay

Du Sachs fala sobre o levantamento do percurso

Redação Webventure/ Offroad

Du Sachs  responsável pelo trajeto do Rally dos Sertões. (foto: Fabia Renata)
Du Sachs responsável pelo trajeto do Rally dos Sertões. (foto: Fabia Renata)

Traçar o percurso do maior rali da América Latina e um dos maiores do mundo não é nada fácil. Exige bastante conhecimento do assunto. Du Sachs, responsável pelo levantamento do trajeto do Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 23 de julho e 1º de agosto com largada em Goiânia (GO) e chegada em São Luiz (MA), está trabalhando em ritmo acelerado.

Com atenção voltada para os detalhes minuciosos que a formatação da planilha exige, às vésperas do rali, ele contou à reportagem do Webventure, site oficial de cobertura do Sertões, algumas curiosidades de seu trabalho.

Este já é o quarto ano consecutivo que Sachs tem esta responsabilidade com a Dunas Race, empresa organizadora da competição. Antes de ser convidado a realizar essa tarefa, foi navegador de rali e traçava percursos para provas de regularidade. Foi então que Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas, o convidou para trabalhar na prova.

Como é feito o levatamento – Este ano, diferentemente das edições passadas, o levantamento do percurso foi feito metade por terra, metade por chão. “Tudo indica que essa nova forma vai ser usada nos próximos ralis”, diz Sachs.

“O Marcos faz o levantamento aéreo do percurso, faz um traçado por cima e me dá a rota, com as coordenadas. Assim vou procurar os caminhos por terra”, explica Sachs. Desta maneira o trabalho da dupla é concluído em até dois meses. A conferência final do trajeto levou dez dias para ser feita.

Segundo Sachs, outra maneira de se traçar o percurso de uma prova off-road é contactar um mateiro ou uma pessoa que conheça muito bem a região. “O traçado aéreo é mais simples e rápido, mas acaba falhando quando não se percebe quando uma estrada acaba, por exemplo”.

Hoje, faltando menos de duas semanas para o Rally dos Sertões, Sachs está terminando de digitar as indicações dos 3.805 quilômetros que serão percorridos por motos, carros, caminhões e quadriciclos. As informações serão transformadas na planilha que será usada pelos navegadores durante os nove dias de prova.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: julho 10, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure