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Pilotos de moto falam sobre a correria para o rali

Redação Webventure/ Offroad

Jean Azevedo tentará o tetracampeonato este ano. (foto: André Chaco/Webventure)
Jean Azevedo tentará o tetracampeonato este ano. (foto: André Chaco/Webventure)

Ir para o Rally dos Sertões não é tarefa das mais fáceis. Às vésperas do maior Rally da América Latina, que começa dia 23 de julho em Goiânia (GO) e termina dia 1º de agosto em São Luiz (MA) e que tem cobertura on line oficial do Webventure, muitos pilotos já estão em ritmo de competição.

Os favoritos ao título lutam contra o relógio para agilizar os últimos detalhes.“Estamos a duas semanas do Sertões e eu ainda estou correndo atrás de roupas e com a moto toda desmontada. Estou em ritmo de rali antes da prova, na correria”, declarou Tiago Fantozzi (personalidade Webventure), campeão do Rally dos Sertões 2001 na categoria Motos.

Pela primeira vez Tiago vai usar uma KTM 640. “Eu conheço a marca e o modelo, sei que é bom, mas nunca usei”, disse. Nas provas anteriores, o piloto competiu com uma Honda XR 650. “A Honda é mais resistente, mas a KTM é mais rápida”, completou.

“Meu objetivo nos Sertões é dar o máximo de mim. Como não vi a lista dos meus adversários ainda não posso traçar um objetivo em posições”, disse o piloto. “Mas sei que o Jean Azevedo, por exemplo, está com um equipamento muito bom e muito bem treinado”.

Os adversários – Ao contrário de Fantozzi, Jean Azevedo já está com as roupas preparadas e sua única preocupação é com a moto, que chegou apenas na semana passada e ainda necessita de ajustes para a competição. “Agora só estou esperando a moto ficar pronta para testá-la em Campos do Jordão”, disse.

O piloto da Petrobras Lubrax foi campeão dos Sertões pela terceira vez em 2002, com uma moto KTM 520 e este ano vai estrear uma KTM 525, a mais nova versão da marca. “Trabalhei bastante em 2002 para tentar o tetracampeonato”, acredita Jean.

Juca Bala, outro favorito ao título do Sertões 2003 e que não participou da competição no ano passado por ter se machucado também está com a moto, uma Suzuki BR 400, sendo preparada. “Falta só fazer o acerto da motocicleta e aprontar o check list”, conta Juca. Sobre os adversários, ele se preocupa apenas com os locais: “No Rally dos Sertões é mais fácil vencer os gringos do que os brasileiros”.

Tensão Pré Rali – E no meio desta correria para o Sertões Dimas Matos, piloto e diretor da equipe ASW Racing, brinca: “Estamos com TPR: tensão pré rali”. Ele conta que nestas semanas que antecedem a competição ele está presente na empresa onde trabalha apenas de corpo, porque a cabeça já está na prova.

Neste ano, além de Dimas a equipe terá o francês Ludovic Boinnard e os brasileiros Flavio “Iguana” e Ramon Volkart. “A equipe está muito bem no Campeonato Brasileiro. Nosso objetivo é que pelo menos um de nós chegue entre os três primeiros e os quatro cheguem entre os dez”, acredita Dimas.

Ele ainda diz que pela primeira vez conseguiu deixar tudo pronto duas semanas antes do rali. “Estou até estranhando, porque este é o oitavo Sertões que eu participo, mas só desta vez consegui me organizar com antecedência”.

Esta 11ª edição do Rally Internacional dos Sertões terá um trajeto de 3.805 quilômetros no total, sendo 1.527 cronometrados para carros, motos e quadriciclos e 1.464 para os caminhões.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: julho 16, 2003

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