Foto: Pixabay

Intermediário, a categoria de acesso à Master

Redação Webventure/ Montanhismo

Carla Reis venceu Intermediário Feminina. (foto: Jorge Nicola/Webventure)
Carla Reis venceu Intermediário Feminina. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

Além de uma forte categoria Master, o Campeonato Paulista de Escalada Esportiva tem contado com o crescimento da qualidade na Intermediário, disputada por competidores sem experiência em competições ou iniciantes.

Empolgados com a possibilidade de alcançar a elite da escalada paulista, os atletas da Intermediário apresentam a cada etapa maior índice técnico e diminuem a diferença de qualidade para a Master.

“Sempre pensando em um dia estar ao lado das feras”, admite João Marcelo Maschião, vencedor da quarta etapa do Paulista, disputada no último sábado, na academia Casa da Pedra da Granja Viana. Ele está na briga pela liderança da Intermediário Masculino. “A competição é grande e acaba exigindo que todos evoluam”, conta.

Feminino – Campeã da etapa entre as mulheres, Carla Reis tem o mesmo pensamento. “É uma categoria muito disputada, com todo mundo querendo espaço para chegar à Master”, explica Carla, que não havia participado das três etapas anteriores em razão dos estudos. “Faço duas faculdades e não tinha tempo para me dedicar”.

A grande diferença entre Intermediário e Master se dá exatamente por situações como a de Carla Reis. Enquanto, entre os mais experientes, a maioria vive diretamente da escalada, na Intermediário quase todos os competidores têm outras atividades e acabam por deixar a competição em segundo plano.

Samantha Chu, que venceu duas das quatro provas no ano, também é incapaz de abdicar do seu trabalho pela escalada. “Sou web designer e preciso do emprego. Por isso acabo treinando somente uma vez por semana”, explica a escaladora, que foi terceira colocada no sábado. Na Master, os atletas treinam diariamente.

“Apesar do avanço da nossa categoria, ainda há um desnível considerável em relação à Master. Não conseguiria chegar nenhuma vez entre os cinco primeiros caso competisse com eles”, afirma Maschião. “Preciso treinar pelo menos mais dois anos forte para mudar”.

A categoria Intermediário tem as mesmas etapas da Master e é disputada sempre algumas horas antes. E após lutarem pelas vitórias, vários dos escaladores acompanham com atenção os passos dos mais experientes. “É para a gente aprender mais alguma coisinha”, conclui Samantha.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola

Last modified: agosto 14, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure